Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Já foi criada a Confraria da Alheira em Mirandela

Sendo Mirandela conhecida como a capital da alheira, nasceu na cidade do Tua a Confraria da Alheira.
A entidade pretende promover este produto com indicação geográfica protegida e criar espaços de divulgação conforme explica a presidente da câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues.

“Nasceu com a missão de promover a alheira de Mirandela, de criar espaços de divulgação e de confraternização em volta de um produto de excelência que é a Alheira de Mirandela e julgo que era fundamental termos uma confraria, à semelhança de outras confrarias que existem de outros produtos de excelência da região”, referiu.

A escritura já foi feita e a confraria nasce assim com cinco fundadores.

“Fez-se o registo e a escritura, agora vai haver regulamentação, eu só dei um suporte e um apoio à criação”, afirmou a autarca.

Em 2016, a Alheira de Mirandela foi classificado pela Comissão Europeia como um produto de indicação geográfica protegida e só pode ser produzida no concelho de origem.

Em Setembro de 2011, a Alheira de Mirandela foi reconhecida como uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, na categoria de Entrada. 

Escrito por Brigantia
Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário