Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 6 de julho de 2018

Ministro do Ambiente diz que multa por trail em Montesinho se deveu a risco máximo de incêndio

O Ministro do Ambiente afirma que a multa aplicada pelo Instituto de Conservação da Natureza e Floresta à Diputácion de Zamora a propósito da realização de um trail que passou pelo Parque Natural de Montesinho se deveu ao risco de incêndio.
A prova realizou-se a 18 de Junho do ano passado, altura dos incêndios de Pedrógão Grande e que devido ao elevado risco de incêndio a prova em área protegida não era permitida, explicou hoje em Bragança João Matos Fernandes. “Já foi tudo dito sobre essa multa. Nesse dia o risco de incêndio era máximo, havia uma actividade que teve de obviamente de ser cancelada e os promotores não cancelaram”, disse apenas.

Esta é uma explicação que não convence o presidente do município de Bragança, Hernâni Dias.

“Neste caso, o ICNF apresenta os seus argumentos. Tudo pode acontecer, se estivéssemos a falar de uma actividade agrícola com máquinas a trabalhar que podem provocar incêndios seria uma situação, mas se falamos de pessoas que vão para uma actividade como uma caminhada e um trail, sem nenhum objecto que possa provocar incêndio, isso não se compreende”, referiu.

Perante as críticas aos actuais planos de ordenamento dos parques naturais e à intenção de recondução, o ministro do Ambiente garantiu que vai haver alterações e que os municípios terão poder de decisão em matéria de autorizações.

Para o autarca de Bragança, um dos concelhos abrangidos pelo Parque Natural de Montesinho, essas serão alterações positivas.

Apesar de ter ouvido hoje abertura por parte do Ministro para debater o tema, Hernâni Dias afirma que ainda não foram ouvidos ou foi agendada qualquer reunião com a tutela para serem expostas as exigências dos autarcas sobre os agora chamados programas que vão regulamentar as áreas protegidas e que estão agora em processo de construção. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário