CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DA NATUREZA
Aqui pode ficar a conhecer aspectos da história local e algumas espécies da fauna e flora caraterísticas da região que possuí uma das maiores áreas naturais protegidas de Portugal – o Parque Natural de Montesinho. Este edifício alberga também uma loja de artesanato local.
CENTRO CULTURAL SOLAR DOS CONDES DE VINHAIS
Numa passagem pela vila ninguém fica indiferente a este imponente edifício que era um antigo Solar dos Condes de Vinhais, datado do séc. XVIII. Hoje enquanto Centro Cultural possui biblioteca, espaço internet, capela, teatro e cafetaria, propondo uma agenda cultural variada e diversas exposições temporárias.
MUSEU DE ARTE SACRA
Sedeado nas instalações da Fraternidade Franciscana de Vinhais, o Convento de São Francisco (séc. XVIII) compõe-se de salas de exposições com pintura, paramentaria, ourivesaria, estatuária, mobiliário, gravura e arquivo documental, possibilitando um circuito interno de acesso ao coro da Igreja de N.ª Sr.ª da Encarnação e da Igreja de São Francisco, Capela de N.ª Sr.ª das Dores e, no exterior do edifício, à Capela da Oração de Jesus no Horto.
CENTRO INTERPRETATIVO DO PORCO E DO FUMEIRO
Um espaço de excelência para a aprendizagem mas também para o lazer e diversão, o Centro Interpretativo do Porco e do Fumeiro é um espaço privilegiado de demonstração e preservação de conhecimento, práticas, objectos e actividades relaccionadas com o porco e o fumeiro.
PARQUE BIOLÓGICO DE VINHAIS
Localizado no extremo Nordeste do país, em pleno Parque Natural de Montesinho, o Parque biológico de Vinhais mostra tudo que se relaciona com a biologia e a natureza serrana: as plantas e os animais, selvagens e de raças antigas típicas da região. Inserido neste ambiente, encontra-se um parque de campismo rural, que oferece aos seus utentes uma piscina biológica e muitas casas de madeira onde pode pernoitar.
Revista Raízes
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário