"Sementes com Vida" é o nome do projecto que valeu à Azimute, um apoio de quase 15 mil e 600 euros.
A associação que tem como objectivo a organização e promoção de actividades relacionadas com desportos de aventura, juventude, ambiente e cultura, sediada em Portela, Bragança, apresentou este projecto a votação no âmbito da Missão Continente 2017 e esteve entre os 22 premiados a nível nacional. A responsável pelo projecto, Mónica Silva, explica que “o "Sementes com Vida" pretende valorizar as sementes nativas, que passam de geração em geração, que estão adaptadas ao local de origem, ao clima e ao solo e que não estão dependentes de químicos, pesticidas e fertilizantes”.
A concurso estiveram 334 projectos e esta ajuda vai possibilitar a edição de um livro associado ao projecto, segundo avançou o presidente da associação, João Cameira.
"A publicação permitirá, quando fizermos as formações, explicar a importância das sementes", afirmou.
De acordo com Helga Silva, da empresa que promove a Missão Continente, a iniciativa tem como compromisso promover estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis e por isso presta apoio a estes projectos.
“Tem como compromisso promover o desenvolvimento económico e estruturado, assim como estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis, prestando apoio a projectos nas áreas da alimentação saudável, desperdício alimentar e até mesmo na área da inclusão social, sendo estes de cariz local ou nacional ”, referiu.
O projecto "Sementes com Vida" tem ainda como objectivo a recolha, catalogação e preservação de sementes que será feita nas quatro aldeia pedagógicas: Vale Frades e Vilar Seco, em Vimioso, e Portela e Pinela, em Bragança. Serão promovidas acções de formação e capacitação sobre o tema e esta recolha será feita "entre os mestres" destas aldeias que ainda tem as hortas onde reinam estas sementes.
Escrito por Brigantia
Carina Alves
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário