As prioridades estratégicas para o território das Terras de Trás-os-Montes, para a próxima década, foram apresentadas no Porto, numa sessão que decorreu no âmbito do período de auscultação pública do Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI).
Vias de Comunicação e transportes entre as principais prioridades das Terras de Trás-os-Montes para 2030
A ação, que teve lugar na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDR-N), foi promovida pelo Governo e tinha como principal intuito auscultar e recolher contributos da região Norte para a definição das prioridades estratégicas de investimento em infraestruturas, nos setores da Mobilidade e Transportes, Ação Climática e Energia.
Na altura a Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes defendeu a necessidade de executar infraestruturas que melhorem a conectividade externa e interna do território, apontando como principais eixos estruturantes para o desenvolvimento económico e social do território o investimento na mobilidade e transportes.
Recorde-se que a CIM-TTM tem vindo a defender como prioritários, num quadro de um desenvolvimento sustentável do território, investimentos nestas áreas reivindicando, junto do Governo, o reforço do investimento, a conclusão de infraestruturas estruturantes e a implementação de projetos que vão ao encontro das especificidades deste território de baixa densidade e contribuam para a coesão e desenvolvimento territorial.
Neste sentido a CIM-TTM quer ver inscritas no PNI 2030 as ligações rodoviárias de Bragança/Vimioso e Bragança /Vinhais, a conclusão da ligação do IC5 a Espanha e a construção da ligação, com perfil de Itinerário Principal, de Bragança a Espanha (Puebla de Sanábria). No domínio da conectividade considera ainda como fulcral a inclusão da ligação Macedo de Cavaleiros/Vinhais/Espanha (Godinha), com perfil de Itinerário Principal.
Estas são algumas dos investimentos que a CIM-TTM quer ver contemplados no PNI2030, assumidos como prioritários na última reunião do Conselho Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, que teve lugar, a 12 de setembro, em Mogadouro.
Os autarcas dos nove Concelhos que integram a CIM-TTM consideram também essencial o reforço dos aeródromos locais e a construção de um Aeroporto Regional em Bragança. O corredor ferroviário entre o Porto de Leixões e Zamora e a criação de um Centro de Logística na região foram outros dos projetos considerados como fulcrais para o futuro.
Outra das necessidades apontadas passa pelo reforço e melhoria da rede de banda larga na região. Estas são investimentos tidos como fundamentais para atrair investimento, dinamizando a economia local e contribuindo para contrariar a o despovoamento e isolamento do território.
Um pacote de investimentos apresentados, no dia de hoje, numa sessão de auscultação que contou com a presença Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques e do Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.
A CIM-TTM fez-se representar pelo Presidente do Conselho Intermunicipal, Artur Nunes e pelo Primeiro Secretário, Rui Caseiro.
Nota de Imprensa - Sónia Lavrador
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário