O ministro do Ambiente e Transição Energética inaugurou na sexta-feira a rede de distribuição de gás natural de Carrazeda de Ansiães. Vão ser servidas, numa fase inicial, cerca de 700 famílias e empresas.
Nuno Moreira, director executivo do grupo Dourogás, adianta que já começaram as ligações: “já estão cerca de 40 casas ligadas. Todos os dias são ligadas mais casas. No final serão 700.”
O presidente da Câmara de Carrazeda, João Gonçalves, entende que esta é mais uma opção para os munícipes e até para o Município: “nós faremos como qualquer consumidor. Vamos fazer as nossas contas e ponderaremos a hipótese de utilização. Nós temos alguns equipamentos que consomem muita energia, o caso das piscinas cobertas, por exemplo”.
A unidade de gás natural de Carrazeda está englobada num lote de 18 a norte do rio Douro. Durante este semestre entram em funcionamento as redes de Vinhais, Vimioso e Boticas. Miranda do Douro e Mesão Frio têm o processo atrasado, segundo Nuno Moreira, por questões burocráticas mas acredita que possam avançar em breve: “Mesão Frio e Miranda do Douro, por uma questão burocrática ficaram para trás, que já está resolvida”.
O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, disse que projectos como o que ontem foi inaugurado em Carrazeda são importantes para combater a pobreza energética: “combater a pobreza energética, isto é garantir que todos tenham acesso à energia que necessitam para o seu bem e essa energia ser a preços baixos”.
Na rede de distribuição de gás natural de Carrazeda de Ansiães foram investidos dois milhões de euros. Refira-se que o custo da energia contida no gás natural fica a metade do preço do gás propano. É mais cómodo e mais seguro. Uma vez que é mais leve que o ar, em caso de fuga dissipa-se rapidamente na atmosfera, diminuindo riscos.
Escrito por Rádio Ansiães (CIR)
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário