quinta-feira, 28 de março de 2019

Direcção Regional de Cultura restaura ermitério do século XVI no concelho de Miranda do Douro

O ermitério “Os Santos”, localizado entre Sendim e Picote, no concelho de Miranda do Douro está a ser restaurado.
A intervenção está acontecer pelas mãos do especialista em conservação e restauro, Joaquim Caetano que explica que o objectivo é fazer a limpeza de massas, no mural datado do séc. XVI, para evitar mais degradação.

“Para além de procurar evitar a progressão dos danos, se o reboco está a descolar-se fixá-lo, anular as grandes interferências, o trabalho consiste em pôr massas novamente e recuperar do ponto de vista cromático e formal o que é possível. Se há uma pequena lacuna e conseguirmos constituir a forma que teria, fazemo-lo, no entanto, não repintamos não inventamos, por questões de autenticidade da peça”, sublinhou.

O espaço está classificado como Imóvel de Interesse Público, desde 2006 e localiza-se numa rural isolada. O especialista responsável pelos trabalhos destaca que é um mural único e daí a importância de o recuperar.

Os trabalhos duraram cerca de duas semanas e estão na recta final, numa intervenção de cerca de 13 mil euros, a cargo da Direcção Regional de Cultura do Norte, executada em parceria pelo Centro de Conservação e Restauro de Arte Sacra da Diocese de Bragança-Miranda. É fruto de uma candidatura apresentada pela DRCN em conjunto com a Junta de Castela e Leão ao programa INTERREG V-A – Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário