Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 29 de março de 2019

Guia do rio para descer Douro de canoa ou caiaque

O Douro vai ter um “Guia de Rio” para mostrar a navegabilidade desde a nascente até à foz.
O projecto é da Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro para auxiliar os que querem descer o rio de canoa ou caiaque, como adiantou Artur Nunes que preside a esta associação. “Qualquer pessoa que queira fazer um trajecto fluvial, seja de caiaque ou de canoa, pode utilizar este guia, pode saber quais os percursos navegáveis, onde pode comer ou dormir, qual a dificuldade do percurso, o números de quilómetros e os dias que leva”, destacou.

O projecto fará a geo-referenciação ao longo dos mais de 890 quilómetros do rio entre a nascente nos Picos de Urbión em Espanha e a foz na cidade do Porto. O percurso divide-se em 26 etapas e tem indicações também para quem quiser seguir o Douro a pé ou de bicicleta.

Segundo o também presidente da Câmara de Miranda do Douro este era um instrumento necessário para valorizar o potencial do rio. “Os grandes rios mundiais já tinham um guia destes, nós vamos ser o primeiro a ter um guia de rio. Penso que vai dar uma grande visibilidade ao Douro”, salientou.

O Guia de Rio integra o projecto o "Flumen Durius", que tem uma dotação financeira de 1,4 milhões de euros, financiados em 75% por fundos da União Europeia através do programa INTERREG Portugal – Espanha.

A presidência da Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro passou a semana passada a ser assumida por Miranda do Douro. Artur Nunes estabelece como prioridade o fortalecimento das relações transfronteiriças. “Dar continuidade ao projecto anterior relativamente à proposta estratégica de cooperação transfronteiriça defendendo o Douro como eixo mais antigo de desenvolvimento e cooperação na Península Ibérica”, destacou.

Miranda do Douro sucede à cidade espanhola de Aranda del Duero na liderança da Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro para os próximos dois anos, uma entidade que reúne 56 municípios portugueses e espanhóis atravessados pelo rio. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário