Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 30 de março de 2019

Governo quer mais lusodescendestes a estudar em Portugal

O Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior veio ao Consulado Geral de Portugal em Paris para lançar um apelo aos lusodescendentes para que se inscrevam nas universidades portuguesas.
O membro do Governo lembrou que os emigrantes e lusodescendentes têm 7% de vagas reservadas no ensino superior português, o que corresponde a cerca de 3.700 vagas, mas apenas 400 foram preenchidas no ano passado.

O Secretário de Estado veio a Paris com o Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), António Fontaínhas Fernandes, com o Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Pedro Dominguinhos, e com Luisa Paes Lowé, do Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. A comitiva falou no Consulado Geral de Portugal em Paris para os membros do Conselho consultivo da área consular e para a comunicação social. Na sala estava também o Embaixador Jorge Torres Pereira e o Cônsul Geral António de Albuquerque Moniz.

“Uma das coisas que tem falhado, tem sido o canal de comunicação. A informação da disponibilização desta cota, mas sobretudo a informação deste abraçar, desta vontade de Portugal receber as suas Comunidades” explica o Secretário de Estado João Sobrinho Teixeira.

“Uma vez detetada a falta de comunicação, agora é preciso termos contactos cada vez mais próximos e tentar explicar aos diferentes Portugueses que estão dispersos pelo mundo, que podem utilizar este contingente especial. É específico para eles e desta forma também é melhor para as famílias, para qualificar mais não só a população portuguesa que mora em Portugal, como também a que está fora” completa António Fontaínhas Fernandes, Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), e Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP).

O secretário de Estado das Comunidades está a percorrer vários países para convencer luso-descendentes e filhos de emigrantes a candidatarem-se às licenciaturas nas universidades portuguesas.

O Ensino Superior tem uma quota de sete por cento das vagas reservada para este efeito, cerca de 3 mil e 500 lugares.

A iniciativa "Jornadas estudar e investigar em Portugal 2019" começou no Luxemburgo e agora em França.

Estão ainda previstas ações na Suíça, na Alemanha e nos Estados Unidos.

Também os Institutos Politécnicos querem ter mais estudantes lusodescendentes. “Os Politécnicos, desde há muitos anos – mas de forma mais insistente nos últimos anos – têm feito uma aposta mais forte na internacionalização. Não apenas a nível de projetos de investigação e de mobilidade de docentes, mas sobretudo na atração de estudantes internacionais.

Os Institutos Politécnicos têm uma presença muito forte no território, em cerca de 90 cidades ou locais a nível nacional, o que significa que há uma cobertura muito significativa, uma capilaridade muito grande no território, com áreas científicas muito distintas, mas abrangentes e que cobrem o território nacional”.

O Reitor da UTAD afirma que Portugal tem aumentado muito o número de estudantes internacionais. “As instituições têm 15 a 30% de estudantes de outros países, e não fazia sentido não trabalharmos com as Comunidades portuguesas que estão distribuídas por todo o mundo”.

O Secretário de Estado referiu que “Portugal tem as Portas abertas para receber esta comunidade dos lusodescendentes”. E aos que preferem estudar no país de residência, sugere que recorram aos programas europeus de mobilidade, nomeadamente ao Erasmus, e que “escolham o país dos vossos pais, dos vossos avós, o país que vai olhar sempre para vós com uma relação de afeto, de carinho, e ainda por cima é um país que se modernizou e o ensino superior foi daqueles que mais evoluiu e mais deixa o nosso país orgulhoso pela posição mundial que as instituições de ensino superior portuguesas conseguem ter”.

No próximo dia 9 de junho o Secretário de Estado João Sobrinho Teixeira regressa a Paris, para uma apresentação pública na Festa franco-portuguesa de Pontault-Combault, mas também estão previstas ações em Toulouse e em Cenon, nos arredores de Bordeaux.

in:diariodetrasosmontes
C/Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário