Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 30 de março de 2019

Feira do Fumeiro em Vinhais, Portugal: charcutaria de altíssima qualidade

A charcutaria representa uma das mais antigas formas de produção de alimentos da humanidade. Não é à toa que herdamos dos portugueses métodos e técnicas de preservação da carne. Para eles, a arte da defumação de produtos derivados do porco é festejada em grandes eventos, como a Feira do Fumeiro, que aconteceu no início deste ano, no norte de Portugal, em Vinhais. Foi nesta festa que eu tive o privilégio de conhecer a raça de suínos bísara, exclusiva da região.

O porco bísaro é um animal extremamente dócil, com focinho comprido, boca grande e orelhas bem longas. A carne desta raça é de excelente qualidade, tanto que Vinhais é considerada a Capital do Fumeiro. Entre as delícias que degustei na Feira, destaque para o famoso Salpicão (aspecto bem parecido com um salame), e o Chouriço doce e azedo.

Mas as opções gastronômicas não param por aí, o evento oferece um cardápio de peso. O difícil é saber o que escolher para comer diante de tantos produtos defumados, curados, fermentados e embutidos. Além de queijos, azeites, doces típicos e, é claro, azeitonas de todos os tipos. Tudo isso harmonizado com vinhos, licores e cervejas artesanais portuguesas. Foram 4 dias degustando uma das melhores charcutarias do mundo. O máximoooo!!!! Só de lembrar me dá água na boca.

Charcutaria, shows, chega de touro e muito mais!



Vinhais é uma linda Vila portuguesa, pertencente ao município de Bragança – Norte de Portugal. Fica situada em uma região conhecida como “Alto Trás-os-Montes”, por isso, a melhor opção é ir de carro. E foi isso que eu fiz: aluguei um carro em Madrid (4 horas de viagem) e fui conhecer a Festa do Fumeiro. Uma experiência ímpar em minha vida.

Logo que peguei a estrada para Vinhais foi emocionante ver os “Montes” de longe. A medida que a Vila se aproximava a vista ficava cada vez mais linda e a estrada muitoooo curvilínea – por isso é melhor ir durante o dia.

Vale ressaltar que existem outras Vilas na região, mas não tive tempo de conhecer. Como Vinhais é a Capital do Fumeiro e eu adoro charcutaria, preferi aproveitar ao máximo os 4 dias de Feira, que ocorreu de 7 a 10 de fevereiro de 2019. E ainda bem que fiz isso, pois para conhecer e degustar com calma os produtos expostos nos 5 Pavilhões do evento é preciso, no mínimo, 2 dias.


Cheguei quinta-feira à noite e fui embora no domingo. Curti vários shows de cantores locais e vi pela primeira vez uma “Chegada de Touros”. É um duelo de gigantes, tipo queda-de-chifres…rsrs. Os animais entram em pares na arena e a disputa começa. A plateia vai ao delírio. O bacana é que os animais não se machucam. Saem super bem da arena. É praticamente um show!!!!

Presenciei durante 18 minutos a briga de dois touros renomados: Pardal com 1.300 kg x Quintela com 1.500kg. Quer saber como foi a final? Assista esse vídeo: “Chega de Touros, em Vinhais, Portugal”.

A infraestrutura do evento é maravilhosa. Cinco tendas brancas gigantescas compõe os 6.700 m2 de área coberta, sendo que a Feira ocupa um total de 25.450m2. Os 5 Pavilhões são divididos da seguinte forma:

Pavilhão do Fumeiro: 70 expositores
Espaço Gourmet: 60 expositores
Tasquinhas e bares: 8 tasquinhas e 12 bares
Artesanato e Empresas: 90 expositores
Espetáculos: 5 bares
Tem também uma feira de rua com 200 expositores. Eles ficam na rua principal da Vila. Uma boa pedida para garimpar lembrancinhas. O Espaço Agrícola também é destaque no evento e reúne 12 expositores.


Já os porcos bísaros ficam expostos em uma área perto da arena dos Touros. Muito legal!!!! Veja o vídeo: Conheça a raça bísara – Vinhais, Portugal.

Câmara Municipal de Vinhais: organização nota 10
A Câmara Municipal de Vinhais está à frente do evento, que acontece há 39 anos.

Fui recebida com muito carinho pelo presidente da Câmara, Luís dos Santos Fernandes, e por Vitor Branco, responsável pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara.

Os portugueses são extremamente simpáticos e agradáveis e adoram brasileiros. Inclusive, durante o evento o que mais rolou foi música brasileira – de vários estilos. Me senti em casa.


Para quem aprecia a riquíssima gastronomia portuguesa, a dica são os restaurantes do evento. Os cardápios são recheados de pratos típicos da região e o vinho da casa é sempre muito bom.

Destaque para o Restaurante O Académico, que me presenteou com um jantar dos Deuses!!!

Entrada: prato misto de queijos e charcutaria de Vinhais / Prato principal: costeleta de vitela mirandesa assada na brasa / Sobremesa: pudim de castanhas


Também tive a oportunidade de jantar no restaurante O Geadas. O prato principal foi Costela de porco bísaro e de sobremesa: pudim de castanha, é claro ….adorei!!!. Tudo regado a um vinho tinto regional excelente: Encostas do Trogão.

Apesar de o vinho ser a bebida predominante da Feira, a cerveja teve seu lugar de destaque. Degustei ótimas cervejas no stand: Craft + Draft – Beer Shop. Além de brejas portuguesas on tap, a carta estava repleta de excelentes garrafas de cervejas belgas, alemães etc.


Lembrando que charcutaria e cervejas harmonizam super bem.

Porco Bísaro: fumeiro de altíssima qualidade
O porco Bísaro é um caso de sucesso na pecuária portuguesa. A alta qualidade do fumeiro produzido na região de Vinhais é valorizada por consumidores de todo o País e do exterior.


O curioso é que os porcos se alimentam de castanhas, refletindo diretamente na qualidade da carne. E pensar que a raça bísara estava praticamente extinta há 20 anos. Imagina!!!!


Parabéns aos produtores de Vinhais que com muito trabalho produzem hoje um dos melhores fumeiros do mundo. Fica a dica!!!!

Quer ter uma ideia de como foi o evento? Veja o vídeo: Feira de Fumeiro em Vinhais, Portugal


Gostou da matéria? Então compartilhe com os amigos que adoram charcutaria nas redes sociais.




Siga nosso Instagram: loirabeer

Sem comentários:

Enviar um comentário