sábado, 30 de março de 2019

Feira do Fumeiro em Vinhais, Portugal: charcutaria de altíssima qualidade

A charcutaria representa uma das mais antigas formas de produção de alimentos da humanidade. Não é à toa que herdamos dos portugueses métodos e técnicas de preservação da carne. Para eles, a arte da defumação de produtos derivados do porco é festejada em grandes eventos, como a Feira do Fumeiro, que aconteceu no início deste ano, no norte de Portugal, em Vinhais. Foi nesta festa que eu tive o privilégio de conhecer a raça de suínos bísara, exclusiva da região.

O porco bísaro é um animal extremamente dócil, com focinho comprido, boca grande e orelhas bem longas. A carne desta raça é de excelente qualidade, tanto que Vinhais é considerada a Capital do Fumeiro. Entre as delícias que degustei na Feira, destaque para o famoso Salpicão (aspecto bem parecido com um salame), e o Chouriço doce e azedo.

Mas as opções gastronômicas não param por aí, o evento oferece um cardápio de peso. O difícil é saber o que escolher para comer diante de tantos produtos defumados, curados, fermentados e embutidos. Além de queijos, azeites, doces típicos e, é claro, azeitonas de todos os tipos. Tudo isso harmonizado com vinhos, licores e cervejas artesanais portuguesas. Foram 4 dias degustando uma das melhores charcutarias do mundo. O máximoooo!!!! Só de lembrar me dá água na boca.

Charcutaria, shows, chega de touro e muito mais!



Vinhais é uma linda Vila portuguesa, pertencente ao município de Bragança – Norte de Portugal. Fica situada em uma região conhecida como “Alto Trás-os-Montes”, por isso, a melhor opção é ir de carro. E foi isso que eu fiz: aluguei um carro em Madrid (4 horas de viagem) e fui conhecer a Festa do Fumeiro. Uma experiência ímpar em minha vida.

Logo que peguei a estrada para Vinhais foi emocionante ver os “Montes” de longe. A medida que a Vila se aproximava a vista ficava cada vez mais linda e a estrada muitoooo curvilínea – por isso é melhor ir durante o dia.

Vale ressaltar que existem outras Vilas na região, mas não tive tempo de conhecer. Como Vinhais é a Capital do Fumeiro e eu adoro charcutaria, preferi aproveitar ao máximo os 4 dias de Feira, que ocorreu de 7 a 10 de fevereiro de 2019. E ainda bem que fiz isso, pois para conhecer e degustar com calma os produtos expostos nos 5 Pavilhões do evento é preciso, no mínimo, 2 dias.


Cheguei quinta-feira à noite e fui embora no domingo. Curti vários shows de cantores locais e vi pela primeira vez uma “Chegada de Touros”. É um duelo de gigantes, tipo queda-de-chifres…rsrs. Os animais entram em pares na arena e a disputa começa. A plateia vai ao delírio. O bacana é que os animais não se machucam. Saem super bem da arena. É praticamente um show!!!!

Presenciei durante 18 minutos a briga de dois touros renomados: Pardal com 1.300 kg x Quintela com 1.500kg. Quer saber como foi a final? Assista esse vídeo: “Chega de Touros, em Vinhais, Portugal”.

A infraestrutura do evento é maravilhosa. Cinco tendas brancas gigantescas compõe os 6.700 m2 de área coberta, sendo que a Feira ocupa um total de 25.450m2. Os 5 Pavilhões são divididos da seguinte forma:

Pavilhão do Fumeiro: 70 expositores
Espaço Gourmet: 60 expositores
Tasquinhas e bares: 8 tasquinhas e 12 bares
Artesanato e Empresas: 90 expositores
Espetáculos: 5 bares
Tem também uma feira de rua com 200 expositores. Eles ficam na rua principal da Vila. Uma boa pedida para garimpar lembrancinhas. O Espaço Agrícola também é destaque no evento e reúne 12 expositores.


Já os porcos bísaros ficam expostos em uma área perto da arena dos Touros. Muito legal!!!! Veja o vídeo: Conheça a raça bísara – Vinhais, Portugal.

Câmara Municipal de Vinhais: organização nota 10
A Câmara Municipal de Vinhais está à frente do evento, que acontece há 39 anos.

Fui recebida com muito carinho pelo presidente da Câmara, Luís dos Santos Fernandes, e por Vitor Branco, responsável pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara.

Os portugueses são extremamente simpáticos e agradáveis e adoram brasileiros. Inclusive, durante o evento o que mais rolou foi música brasileira – de vários estilos. Me senti em casa.


Para quem aprecia a riquíssima gastronomia portuguesa, a dica são os restaurantes do evento. Os cardápios são recheados de pratos típicos da região e o vinho da casa é sempre muito bom.

Destaque para o Restaurante O Académico, que me presenteou com um jantar dos Deuses!!!

Entrada: prato misto de queijos e charcutaria de Vinhais / Prato principal: costeleta de vitela mirandesa assada na brasa / Sobremesa: pudim de castanhas


Também tive a oportunidade de jantar no restaurante O Geadas. O prato principal foi Costela de porco bísaro e de sobremesa: pudim de castanha, é claro ….adorei!!!. Tudo regado a um vinho tinto regional excelente: Encostas do Trogão.

Apesar de o vinho ser a bebida predominante da Feira, a cerveja teve seu lugar de destaque. Degustei ótimas cervejas no stand: Craft + Draft – Beer Shop. Além de brejas portuguesas on tap, a carta estava repleta de excelentes garrafas de cervejas belgas, alemães etc.


Lembrando que charcutaria e cervejas harmonizam super bem.

Porco Bísaro: fumeiro de altíssima qualidade
O porco Bísaro é um caso de sucesso na pecuária portuguesa. A alta qualidade do fumeiro produzido na região de Vinhais é valorizada por consumidores de todo o País e do exterior.


O curioso é que os porcos se alimentam de castanhas, refletindo diretamente na qualidade da carne. E pensar que a raça bísara estava praticamente extinta há 20 anos. Imagina!!!!


Parabéns aos produtores de Vinhais que com muito trabalho produzem hoje um dos melhores fumeiros do mundo. Fica a dica!!!!

Quer ter uma ideia de como foi o evento? Veja o vídeo: Feira de Fumeiro em Vinhais, Portugal


Gostou da matéria? Então compartilhe com os amigos que adoram charcutaria nas redes sociais.




Siga nosso Instagram: loirabeer

Sem comentários:

Enviar um comentário