terça-feira, 26 de março de 2019

Início de exploração das Minas de Torre de Moncorvo aguarda parecer do governo espanhol

O processo das Minas de Torre de Moncorvo está atrasado e encontra-se agora à espera de um parecer do Governo espanhol. Depois do relatório de conformidade ambiental (RECAPE) ter sido aprovado. Nuno Gonçalves, presidente da câmara de Torre de Moncorvo, acredita que a fase de execução está mais próxima:
“O RECAPE foi aprovado e continua aguardar o parecer das entidades espanholas. O prazo é o definido pela legislação internacional e, portanto, eu penso que estaremos, mais dia menos dia, para receber esse parecer.”

O parecer espanhol é uma norma que cumpre directivas europeias, como acrescenta o autarca.

“Todos os novos empreendimentos mineiros ou reativações dos mesmos, a menos de 100 km da fronteira, devem ter um parecer do outro lado, ou seja, do país onde não estão instaladas as minhas. Portanto, é isso que neste momento aguardamos. “

O relatório de conformidade ambiental foi entregue em maio do ano passado. Também foram entregues os projectos para licenciamento de obras de requalificação dos laboratórios e de estradões. Recorde-se que a exploração das minas de ferro foi concessionada à empresa MTI Minas de Moncorvo, Lda. por um período inicial de 30 anos, um contrato de exploração que foi assinado há quase dois anos entre a MTI e o governo. A expectativa é que daqui a 5 anos sejam criados 68 postos de trabalho e investidos 50 milhões de euros.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)

Sem comentários:

Enviar um comentário