sexta-feira, 29 de março de 2019

Unidade de Cuidados Continuados de Mirandela implementa projecto inovador de resposta multisensorial

A Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela adquiriu um equipamento pioneiro em Portugal, ao nível da resposta multissensorial, que promete contribuir para o bem-estar emocional dos doentes daquela unidade, a funcionar no hospital Terra Quente.
Trata-se de um dispositivo portátil interactivo que projeta imagens em 3D nas paredes, resultantes do programa denominado “Illuminart”, criado por uma instituição francesa.

O custo do equipamento foi de 6600 euros, precisamente o valor do prémio que a UCC de Mirandela recebeu da SIC Esperança, que distinguiu três projetos inovadores.

Trata-se de um dispositivo portátil interativo inovador, imaginado para projetar nas paredes das salas dos pacientes, mas também nos espaços de espera, imagens em 3 D de obras de arte ou conteúdos visuais, resultantes de um programa, denominado “Illuminart”, criado por uma instituição francesa.

“O objetivo é contribuir para o bem-estar emocional dos doentes, que nestes contextos apresentam comportamentos de ansiedade e sofrimento que podem ser amenizados com a concretização deste projeto”, revela a diretora técnica da UCC, Raquel Alves.

O custo do equipamento foi de 6600 euros, precisamente o valor do prémio que a UCC de Mirandela recebeu da SIC Esperança, em dezembro de 2018, pelo facto de ter sido um dos três projetos inovadores, com o objetivo da melhoria da qualidade de vida, em particular de pessoas socialmente desfavorecidas, de um total de 384 candidaturas, a nível nacional.

Foi também através de um prémio da SIC Esperança, que, há dois anos, esta unidade investiu em material de estimulação sensorial, para equipar uma sala de snoezelen. “Este novo projeto vem complementar essa sala, mas com uma vantagem. Se até aqui era necessária mobilidade dos doentes até à sala de snoezelen, com este dispositivo portátil, os doentes acamados não necessitam de se deslocar”, acrescenta o Provedor da SCMM, Adérito Gomes.

A UCC de Mirandela da Santa Casa da Misericórdia dispõe agora de um equipamento pioneiro em Portugal para melhorar o bem-estar emocional dos seus doentes. Atualmente, aquela unidade, a funcionar no Hospital Terra Quente, tem 42 camas, sendo 20 de longa duração e 22 de média duração. 

Escrito por Rádio Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário