Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 26 de março de 2019

DRCN restaura ermitério de “Os Santos" em Miranda do Douro

A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) está a realizar uma intervenção de conservação e restauro no ermitério de “Os Santos", situado entre as freguesias de Picote e Sendim, no concelho de Miranda do Douro.
A intervenção incide, essencialmente, no painel de pintura mural a fresco, datável do século XVI e que apresentava avançado estado de degradação. Está a ser executada pelo Centro de Conservação e Restauro de Arte Sacra da Diocese de Bragança-Miranda, com o apoio de Joaquim Caetano, especialista na conservação e restauro deste tipo de arte pictórica, através de uma adjudicação valor de 12.423,00 euros. 

Esta intervenção insere-se numa candidatura apresentada pela DRCN em conjunto com a Junta de Castela e Leão ao programa INTERREG V-A – Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal que prevê intervenções de conservação e ações de divulgação sobre a pintura mural a fresco do Nordeste transmontano e conta com a colaboração e apoio empenhado das Juntas de Freguesia de Picote e de Sendim. 

O ermitério “Os Santos”, classificado como Imóvel de Interesse Público, é constituído por um abrigo talhado em monólito granítico, ostentando nas faces sul e nascente painéis com pinturas murais sobre reboco, onde figuram a Coroação da Virgem com legenda, São Paulo Apóstolo, A conversação entre Santo Antão e S. Paulo Ermita e vestígios de um Calvário; e na cobertura vestígios de um céu estrelado. 

O abrigo pode corresponder à cabeceira de uma pequena capela, e que atualmente já não existe. As paredes do monólito foram afeiçoadas de forma a proporcionar superfícies suficientemente alisadas para receber a pintura mural. 

Localiza-se numa zona rural isolada, no limite das freguesias de Sendim e Picote, implantado numa plataforma em encosta de pendor acentuado, sobranceira ao Rio Douro. A envolvente está coberta com oliveiras, zimbros e vegetação rasteira.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário