Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 27 de março de 2019

Parque eólico para Montesinho foi novamente chumbado

Foi chumbada uma nova proposta de um parque eólico em Montesinho. O projecto, uma antiga pretensão, foi reprovado pela comissão de avaliação.
Esta antiga pretensão, segundo apontou o presidente da câmara de Bragança, iria agora instalar cinco aerogeradores de 2,5 MW em Montesinho. "É uma iniciativa de âmbito particular na qual o município de Bragança não tinha ainda sequer sido solicitado para se pronunciar mas havia a intenção de instalação de aerogeradores no Parque Natural de Montesinho. Aliás, é uma intenção que já existe desde há muito tempo a esta parte e que, infelizmente, não tem conseguido vingar por haver impedimentos legais que outras entidades com responsabilidades fazem questão de colocar para que não haja essa possibilidade".

Na opinião de Hernâni Dias, o facto de este projecto ter sido chumbado é uma perda para o território, ao nível de desenvolvimento. "É uma perda porque são equipamentos extremamente relevantes naquilo que tem a ver com o cumprimento das metas e dos objectivos do desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, mais concretamente naquilo que tem a ver com a produção de energia limpa. Neste território faria falta porque também são motores de produção de rendimento e seria de todo interessante, quer para as próprias freguesias onde se poderia instalar, quer para o município, ajudando a combater aquilo que é um problema à escala global que são as alterações climáticas. Temos de cada vez mais adoptar medidas amigas do ambiente e a produção de energia limpa é algo importante nos dias de hoje".

Estranho é para o autarca que do lado espanhol haja um parque eólico, também um factor de descontentamento. "O grande descontentamento que, permanentemente, tem vindo a ser manifestado, quer pelas populações, quer pelas juntas de freguesia, pelas comissões de baldios, quer também pelo próprio município de Bragança, que não se conforma com esta situação, porque é um espaço com potencial eólico, provavelmente, segundo estudos já feitos, dos melhores corredores de vento da Europa, e não acontece nada porque não é possível aí instalar geradores".

Há mais de 10 anos que várias empresas têm manifestado interesse em construir um parque eólico em Montesinho, mas não conseguiram autorização.

Escrito por Brigantia
Foto: noctula.pt
Jornalista: Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário