quarta-feira, 27 de março de 2019

Parque eólico para Montesinho foi novamente chumbado

Foi chumbada uma nova proposta de um parque eólico em Montesinho. O projecto, uma antiga pretensão, foi reprovado pela comissão de avaliação.
Esta antiga pretensão, segundo apontou o presidente da câmara de Bragança, iria agora instalar cinco aerogeradores de 2,5 MW em Montesinho. "É uma iniciativa de âmbito particular na qual o município de Bragança não tinha ainda sequer sido solicitado para se pronunciar mas havia a intenção de instalação de aerogeradores no Parque Natural de Montesinho. Aliás, é uma intenção que já existe desde há muito tempo a esta parte e que, infelizmente, não tem conseguido vingar por haver impedimentos legais que outras entidades com responsabilidades fazem questão de colocar para que não haja essa possibilidade".

Na opinião de Hernâni Dias, o facto de este projecto ter sido chumbado é uma perda para o território, ao nível de desenvolvimento. "É uma perda porque são equipamentos extremamente relevantes naquilo que tem a ver com o cumprimento das metas e dos objectivos do desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, mais concretamente naquilo que tem a ver com a produção de energia limpa. Neste território faria falta porque também são motores de produção de rendimento e seria de todo interessante, quer para as próprias freguesias onde se poderia instalar, quer para o município, ajudando a combater aquilo que é um problema à escala global que são as alterações climáticas. Temos de cada vez mais adoptar medidas amigas do ambiente e a produção de energia limpa é algo importante nos dias de hoje".

Estranho é para o autarca que do lado espanhol haja um parque eólico, também um factor de descontentamento. "O grande descontentamento que, permanentemente, tem vindo a ser manifestado, quer pelas populações, quer pelas juntas de freguesia, pelas comissões de baldios, quer também pelo próprio município de Bragança, que não se conforma com esta situação, porque é um espaço com potencial eólico, provavelmente, segundo estudos já feitos, dos melhores corredores de vento da Europa, e não acontece nada porque não é possível aí instalar geradores".

Há mais de 10 anos que várias empresas têm manifestado interesse em construir um parque eólico em Montesinho, mas não conseguiram autorização.

Escrito por Brigantia
Foto: noctula.pt
Jornalista: Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário