Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 5 de junho de 2019

Macedo de Cavaleiros recebeu a segunda ação do III Ciclo de oficinas de conhecimento em Património Cultural

No âmbito do projeto intermunicipal de Património Cultural Transmontano, Macedo de Cavaleiros recebeu a segunda ação do III Ciclo de oficinas de conhecimento em Património Cultural.
Uma sessão que teve como objetivo explicar os critérios e procedimentos para a classificação do património cultural material, como explica David Ferreira, Técnico Superior na Direção Regional de Cultura do Norte:

“Venho tentar explicar o procedimento de classificação. No fundo, como é que o Estado faz para classificar algo do interesse público, quais são os fundamentos teóricos e o procedimento administrativo. O processo de qualificação não é algo que envolva grandes dificuldades ou polémica mas sim de escolha e de seleção. Dentro do universo do património cultural, procuramos identificar aqueles objetos que são importantes para a Nação. Esses objetos ficam depois ao abrigo da Lei de Bases do Património Cultural.” 

Um tema sobre o qual a população se tem mostrado interessada em saber mais, refere o técnico:

“A população está interessada no património cultural e em aprender. Penso que isso se insere num exercício de cidadania. É algo que diz respeito a todos e é importante para o cidadão saber como é que o Estado protege o património, desde logo reconhecendo-o, que é o primeiro passo.” 

Estas sessões são organizadas pela Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Norte.

Escrito por ONDA LIVRE 

Sem comentários:

Enviar um comentário