Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Possível ninho de vespa asiática denunciado na aldeia de Vilarinho, Bragança

Até agora no concelho de Bragança foram apenas monitorizados e eliminados dois ninhos de vespa asiática. Ainda assim, as desconfianças da população sobre a existência desta vespa têm vindo a crescer.
Assunção Fernandes, residente na aldeia de Vilarinho, Bragança, diz suspeitar da existência de um ninho de Vespa Asiática num caminho rural, mas que nada ainda foi feito. “Contactei a Linha SOS Ambiente (808200520), que aconselharam a dirigir-me à Protecção Civil Municipal. Liguei para a Câmara Municipal de Bragança, no dia 27 de Agosto, chegaram a contactar-nos dois dias depois e pediram que tirasse uma “foto” ao ninho”, contou mas uma vez que é alérgica a abelhas, não o pôde fazer. Depois contactou os Bombeiros e foi informada de que “só com indicação da GNR ou da Protecção Civil é que se podem deslocar”. “Liguei para a GNR e disseram que tinha que ligar para o número 808200520 e que é a Protecção Civil Municipal que dá essa indicação”, mas ainda assim, iria ser enviado um “piquete dos verdes” para averiguar se se tratava de um ninho ou não de vespa asiática.

Recentemente foram reportados, ao município de Bragança, suspeitas de vários ninhos, mas de vespa crabro. Sem esclarecer este caso em concreto, o autarca Hernâni Dias explica, que, ainda assim, os meios são accionados rapidamente. “Não foi identificado até agora mais nenhum ninho de vespa asiática. De qualquer forma, quando algum caso nos é reportado imediatamente e se o município por alguma razão não tiver aqui algum responsável para o efeito os bombeiros, em colaboração connosco, tratam desta situação”, afirmou.

Carlos Martins, Segundo Comandante dos Bombeiros de Bragança, conta que, ultimamente, as pessoas quando vêem uma abelha ou vespa maior pensam automaticamente que é uma vespa asiática. “Parece-me que há um excesso de zelo, porque as pessoas quando vêem uma abelha maior acham que é a vespa asiática e que temos de as matar”, referiu.

Há três entidades a trabalhar no processo de combate à vespa. O SEPNA que valida se é vespa asiática e a Protecção Civil e os Bombeiros que, em conjunto, retiram o ninho. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário