Através do projeto Carrazeda Cárdio Segura, a Câmara de Carrazeda de Ansiães vai instalar quatro desfibrilhadores automáticos externos noutros tantos pontos da vila e dar formação a 26 pessoas para que os possam manobrar.
Este projecto venceu o Orçamento Participativo Municipal deste ano, que tinha uma dotação de 15 mil euros.
José Ramires, promotor do Carrazeda Cárdio Segura, adianta que os equipamentos podem fazer a diferença entre a vida e a morte em situações de paragem cardíaca. “Todos os anos morrem em Portugal 10 mil pessoas de paragem cardíaca, importa inverter esta tendência, preparando as pessoas para poder dar uma boa resposta a este tipo de problema”, refere.
Um desfibrilhador vai ser dividido pelas piscinas cobertas e descobertas, que funcionam em épocas diferentes, outro fica no agrupamento de escolas, outro no quartel de bombeiros e outro no estádio municipal.
José Ramires admite que o projecto poderia ter outra abrangência, mas tendo em conta o orçamento, foi o possível. “Há uma cobertura concelhia assegurada pelo segundo equipamento alocado ao quartel dos bombeiros e os outros três desfibrilhadores ficam nos espaços onde há mais concentração de pessoas”, destacou.
O presidente da Câmara de Carrazeda, João Gonçalves, explica que houve quatro projetos com grande mérito, mas venceu o que se revelou ser mais necessário nos tempos que correm e o que está direccionado para “os problemas de saúde, que podem sempre acontecer”.
Segundo o autarca o Orçamento Participativo Municipal de Carrazeda de Ansiães vai continuar no próximo ano com um valor disponível semelhante ao deste ano.
Escrito por rádio Ansiães (CIR)
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário