Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Plantação de amendoal tem vindo a crescer em Portugal

A plantação de amendoal está a ser crescente em Portugal, mas o que se produz ainda não chega para o país ser autossuficiente.
No entanto, Ana Santos, do Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos, acredita que em pouco tempo essa quantidade vai aumentar e justifica o crescimento do interesse por este fruto seco com a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis:

“A amêndoa em Portugal está a ter um aumento grande, em termos de área, e brevemente também isso se vai refletir na produção. Isto deve-se muito a este novo mercado dos produtos saudáveis, dos snacks. As pessoas querem alimentos nutritivos e que sejam de fácil  confeção e no caso da amêndoa não precisa de qualquer confeção, é um snack que a pessoa tem em casa e facilmente leva para qualquer sítio. Isto tem sido uma grande vantagem no marco deste fruto e vai ser importante para o nosso país, porque nós neste momento não somos autossuficientes, nós ainda importamos mais do que o que exportamos. Portanto nós temos ainda bastante mercado nacional para o aumento desta produção, principalmente em termos europeus, importamos muito a amêndoa espanhola. Penso que dentro pouco tempo teremos uma quantidade bastante elevada de amêndoa produzida em Portugal.”

Para já, ainda é a zona Norte a principal produtora de amêndoas do país e em Trás-os-Montes tem-se verificado um aumento de plantações.

As mudanças do clima fruto das alterações climáticas têm contribuído para isso:

“Já se verifica em alguns sítios, onde se começam a substituir algumas culturas que eram mais tradicionais por culturas como a da amêndoa e da oliveira. Vai-se vendo uma alteração, o castanheiro está a subir mais  e há outras culturas que também vão atrás e vão subindo com estas alterações climáticas. A amêndoa dá-se melhor aqui na zona chamada Terra Quente, porque embora precise de horas de frio é muito sensível às geadas tardias, e portanto alguns dos problemas que nós temos aqui na região de Trás-os-Montes, embora tenhamos áreas que são boas para a amêndoa, é realmente as variedades tradicionais que são mais precoces e, por vezes estão bastante carregadas e vão ter uma boa produção, mas depois vem uma geada tardia e causa estragos.”

Entre 2011 e 2018 instalaram-se mais cerca de 8,6 mil hectares de pomares de amêndoa em Portugal.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário