Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Chacim – protagonista da industrialização de Portugal!

Chacim é uma freguesia, é uma localidade e é uma aldeia preservada do município de Macedo de Cavaleiros. A cerca de 12 minutos da cidade e em pleno Nordeste Transmontano posiciona-se abraçada por pequenos planaltos, vales cavados e profundos, alguns cursos de água e zonas de vale. Protegida pelas montanhas da Serra de Bornes é uma paragem rural que reúne património e história. Protagonista da industrialização de Portugal, fui até lá, num time off  Aldeias.

Cheguei, estacionei o carro e comecei a visita vagarosamente por cada uma das suas ruas. Umas mais estreitas, umas mais acentuadas, umas mais arranjadas,… Uma diversidade de direções ladeadas por diferentes construções. A aldeia espalha-se. Casas mais antigas, casas mais modernas, umas para habitação, umas para o apoio às atividades agrícolas. Conversei com dois locais com quem me cruzei, e depois parei nos seus monumentos.

O Real Filatório de Chacim, de 1788, foi um importante complexo industrial de transformação e manufatura de seda. Talvez o mais importante do país. Hoje, mesmo em ruínas, não esconde a dimensão e o impacto que terá tido naquelas terras e naquelas gentes até 1807. É património de Chacim e de Portugal. Tal como o é o pelourinho, localizado no centro da aldeia, este, classificado como Imóvel de Interesse Público, e a poucos metros da Igreja Paroquial. Foi de lá que me despedi, do centro de uma povoação que têm ainda muita história para contar…





Sem comentários:

Enviar um comentário