Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Hélder de Carvalho – Homenagem a Paulo Quintela (2005)

Paulo Quintela (1904-1987) é uma figura incontornável da cultura portuguesa e um filho distinto de Bragança, onde nasceu e onde se encontra sepultado. Em 1922, uma vez concluída a formação secundária na Cidade, ingressa na Universidade de Coimbra, onde termina a licenciatura em 1929, e o doutoramento em 1947. A sua participação em movimentos culturais de vanguarda, bem como a sua atuação no campo político, levam-no a ser um dos fundadores da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos, tendo igualmente sido candidato à Assembleia Constituinte pelo Distrito de Bragança em 1975. Homenageado com várias distinções, como intelectual e político, Paulo Quintela recebe, em 1987, a Comenda do Infante e, a título póstumo, a Medalha de Mérito Cultural atribuída pela Câmara Municipal de Coimbra.
Homenagem a Paulo Quintela (2005). Autoria: Hélder de Carvalho

Por ocasião das comemorações realizadas pelo Agrupamento de Escolas Paulo Quintela para assinalar a passagem do centenário do nascimento do seu patrono, a Câmara Municipal de Bragança manifestou vontade de se associar a este evento, tendo sido aprovada por unanimidade uma proposta nesse sentido, em abril de 2005. Para executar a escultura comemorativa foi escolhido o escultor Hélder de Carvalho, cujas obras “contribuem para a dignificação dos espaços e a qualificação urbana da Cidade de Bragança”, nas palavras do Presidente da autarquia.
Para Paulo Quintela – o intelectual, o professor –, Hélder de Carvalho escolheu uma linguagem bastante diferente da utilizada com Humberto Delgado a firmeza do rosto e a mão numa postura gestual cenográfica, emergindo do bloco de pedra, interpelam o observador, não permitindo a indiferença do olhar.

Título: Bragança na Época Contemporânea (1820-2012)
Edição: Câmara Municipal de Bragança
Investigação: CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade
Coordenação: Fernando de Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário