Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Carrazeda é o único concelho pequeno da região com cursos profissionais do IPB

O Instituto Politécnico de Bragança não teve o sucesso pretendido, este ano, na adesão aos chamados CTESP´s, os cursos técnicos superiores profissionais. Na região transmontana, apenas funcionam nas cidades de Bragança, Mirandela e Chaves, e na vila de Carrazeda de Ansiães.
O presidente do Instituto Politécnico Orlando Rodrigues, salienta que as pessoas ainda não perceberam bem a potencialidade destes cursos. "Ofereceram-se estes cursos em vários locais da região e, infelizmente, na maioria deles não conseguimos pô-los a funcionar por falta de candidatos mas em Carrazeda tivemos muitos. Não temos uma explicação para isso, não houve candidatos interessados porque, provavelmente, escolheram outras opções ou ainda não perceberam a importância destas formações, como funcionam, para que servem, quais são as suas virtualidades. Acho que se as pessoas tivessem entendido as grandes vantagens de optarem por uma formação deste tipo a adesão teria sido maior".

Declarações de Orlando Rodrigues à margem da abertura oficial do curso Técnico Superior Profissional de Gerontologia, em Carrazeda de Ansiães, que se soma ao de Instalações Eléctricas e Energias Renováveis iniciado o ano passado. Ambos resultam de parcerias entre a Câmara de Carrazeda e o politécnico de Bragança. O autarca, João Gonçalves, realça o sucesso da implementação destes cursos na antiga Escola Profissional de Ansiães. "É um incremento no número de alunos, vai ser ministrado o segundo ano do curso que já estava a decorrer, de Instalações Eléctricas e Energias Renováveis, e agora temos a abertura de um novo curso, de Gerontologia, com uma estimativa de alunos na ordem das três dezenas, o que é já, na nossa dimensão, assinalável. Há alunos que são trabalhadores-estudantes e alguns deles até já trabalham nestas áreas, nomeadamente em Gerontologia. Há aqui alunos que trabalham nas IPSS do concelho e até de fora dele".

Alexandra Morais e Margarida Ribeiro, duas alunas de Vila Flor, estão matriculadas no curso Técnico Superior Profissional de Gerontologia. Ambas consideram que vai contribuir para terem sucesso profissional. "Tirei o curso técnico de auxiliar de saúde e então decidi continuar em gerontologia. Estagiei com idosos e decidi continuar porque gostei", disse Alexandra Morais. "Achei que era um curso de interesse para a nossa área. Como já tinha o curso de técnico de auxiliar de saúde achei que era uma boa opção. Acho que vai ter muita saída", referiu Margarida Ribeiro.

O CTESP de Gerontologia em Carrazeda tem como objectivo ser uma das respostas para a necessidade de qualificar colaboradores para as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho e da região.

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário