Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

CERCIMAC celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com festival de sopas e doces

A fim de celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se celebrou na última terça-feira, a CERCIMAC – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Macedo de Cavaleiros, promoveu, sábado, o primeiro Festival de Sopas e Doces.
As receitas reverteram a favor da instituição e, segundo Luísa Garcia, presidente da direcção, servirão para dar mais momentos lúdicos aos utentes. “Em termos de gestão da CERCIMAC, daquilo que mantêm a instituição em si, no dia-a-dia, a luz e água, isso está tudo assegurado mas se queremos mais desta instituição, que os utentes façam um viagem, se queremos dar mais aos utentes, ao público para quem trabalhamos e às respostas que temos, tem que ser com este tipo de eventos”.

O festival contou com a adesão de 24 restaurantes, através da confecção de sopas. Também participaram, com doces, algumas instituições e associações do concelho, com o objectivo de se darem a conhecer melhor. Luísa Garcia sublinhou a boa adesão dos macedenses ao evento. “Todos os eventos que fazemos sinto que as pessoas se unem a nós e que há um espírito solidário. A comunidade, em geral, tem sido excelente com a CERCIMAC e com o que fazemos. Sentimos o 'calor' cada vez que vamos para a rua e abordamos as pessoas”.

A CERCIMAC iniciou funções em 2006 e tem 30 utentes em centro de actividades ocupacionais, 24 em lar residencial e 60 crianças na intervenção precoce. Neste momento, a entidade tem um projecto pioneiro a nível nacional. “Neste momento já estamos a apoiar 16 pessoas, em que lhes damos assistentes pessoais, pomo-los em casa dessas famílias e eles tomam conta dessas pessoas, tudo ligado à área da deficiência”.

O festival contou ainda com a participação da chef Justa Nobre para se eleger a melhor sopa.


Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário