Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Problemas na atribuição de vistos a estudantes cabo-verdianos marca encontro em Bragança

Bragança recebeu, nos últimos dias o XXIV Encontro de Estudantes Cabo-Verdianos em Portugal. A burocracia e demora na atribuição dos vistos aos estudantes continua a ser preocupações e não foram esquecidas no encontro.
O Secretário de Estado Adjunto e da Juventude de Cabo Verde, Carlos Monteiro, considera inadmissível que o problema continue sem solução. “Não podemos fazer de conta que o problema não existe e, ano após ano, já devíamos ter encontrado soluções para isso e, ao que o IPB vive neste momento, o problema é receber estudantes estrangeiros, sobretudo pela questão dos vistos. É algo que os países da CPLP estão neste momento a negociar. Acreditamos que chegaremos a bom porto. Na nossa opinião não é admissível que à entrada do ano 2020 continuemos a ter estudantes lusófonos, com vagas atribuídas por instituições de ensino lusófono, a dizer que não conseguem ir de um país lusófono para outro para ter a sua formação”.

O presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Orlando Rodrigues, adiantou que mais de 400 alunos estrangeiros continuam ainda à espera de visto para estudar na instituição, perto do fim do primeiro semestre. “Continuamos com muitos problemas. Há uma legislação nova, no sentido de criar uma regime especial de vistos para estudantes e de facilitar a concessão de vistos, mas o que acontece, na prática, é que as embaixadas não têm cumprido essa legislação tal como ela está e e continuam a criar grandes entraves à concessão dos vistos em tempo oportuno”.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, sublinha que os processos têm vindo a ser mais agilizados, mas considera que há procedimentos legais que precisam ser respeitados. “São questões muito mais complexas do que podemos dizer. Foram detetados muitos casos, não só estes aqui, noutras zonas de falsificação de documentos, etc. Por isso, é um caso que tem que ser abordado com muita seriedade, claro que temos interesse em atrair jovens para Portugal, para zonas como Bragança, mas tem que ser feito com toda a seriedade. O sistema está mobilizado”.

O atraso nos vistos para estudantes foi um dos temas que marcou a abertura do encontro de estudantes cabo-verdianos, que reuniu, em Bragança, cerca de 300 alunos de Cabo Verde que estudam em diversas cidades de Portugal.


Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário