Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 9 de junho de 2020

Diocese edita livro sobre o seminário de S. José

‘Seminário de S. José, da Confessionalidade à Separação’ é o título do 13.º volume da coleção Presbyterium e relata a história do seminário de Bragança entre 1820 e 1926.
Da autoria do Pe. José Luís Amaro Pombal, este livro nasceu da tese de doutoramento do sacerdote, realizada em Roma.
“O livro resulta do trabalho de investigação que tive de realizar para a conclusão dos m
eus estudos romanos em História da Igreja. Trata-se, com alguns ajustes, da publicação do último capítulo.
Qualquer pessoa que se dedique à investigação gosta, de uma maneira ou de outra, de partilhar o fruto do seu trabalho. 
Porém, mais do que uma partilha, este livro pretende ser uma provocação. Gostaria muito que o estudo sobre o Seminário da nossa Diocese conhecesse importantes desenvolvimentos. 
Anseio muito por críticas cerradas que, a nível académico, são fundamentais para progredir na aproximação à verdade. Como me agradaria contribuir para o debate historiográfico em torno da formação do clero e do seu impacto sociocultural”, explicou o Pe. José Luís Pombal, natural de Torre de Moncorvo, ao Mensageiro.

AGR

Sem comentários:

Enviar um comentário