Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 19 de fevereiro de 2022

Concurso escolar “Estórias [IM]Prováveis” celebra Douro Património Mundial

 O concurso escolar de escrita criativa “Estórias [IM]Prováveis” insere-se, em 2022, nas comemorações dos 20 anos do Douro Património Mundial e quer incentivar hábitos de leitura e promover conhecimento sobre a região, foi hoje anunciado.


Promovido anualmente pelo Museu de Lamego e Rede de Bibliotecas de Lamego, nesta terceira edição o concurso salta das fronteiras deste município e estende-se aos alunos dos 19 concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro).

Conta também com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

A DRCN disse hoje, em comunicado, que, em 2022, o concurso escolar de escrita criativa tem como tema o Douro, o seu património paisagístico (natural ou edificado) e património imaterial (usos, costumes, tradições, artes e ofícios).

Destinado aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico geral e secundário, o concurso tem como principais objetivos “motivar hábitos de leitura e incentivar a criatividade literária dos alunos, associada à promoção do conhecimento sobre o património da região do Douro, como ponto de partida e inspiração para o desenvolvimento de textos em prosa ou em verso”.

Este ano podem concorrer os estudantes dos municípios de Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Coa e Vila Real.

Nesta edição, o “Estórias [IM]Prováveis” inclui também um sorteio de 20 viagens de barco no rio Douro, a realizar entre os alunos que fizerem a sua pré-inscrição no concurso.

A decorrer em maio, a viagem contará com a participação do escritor Tiago Salazar e o programador literário João Morales, no contexto de uma oficina de escrita criativa destinada à partilha e desenvolvimento de algumas ferramentas de apoio à criação literária.

As inscrições no concurso são gratuitas, mas obrigatórias, e podem ser feitas através do envio de um email (mlamego@culturanorte.gov.pt) até ao dia 30 de abril.

Depois, o prazo para entrega dos trabalhos a concurso é até 31 de maio e a cerimónia de entrega de prémios realizar-se-á a 06 de outubro.

O Alto Douro Vinhateiro é paisagem cultural evolutiva e viva da UNESCO desde 14 de dezembro de 2001.

Para assinalar as duas décadas de património mundial, a CCDR-N lançou um programa de comemorações que inclui cerca de 100 iniciativas, começou a 14 de dezembro de 2021 e prolonga-se durante um ano, até 14 de dezembro de 2022.

Integram a comissão organizadora das comemorações, entre outros, a CIM Douro, a Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte, as direções regionais de Cultura e de Agricultura e Pescas do Norte, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o IVDP, os Museus do Douro e do Côa e a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário