Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Exposição "Diásporas" traz ilustrações e reproduções de Neves e Sousa até Bragança

 As obras de Neves e Sousa, ilustrador que retratou o interior de Angola, foram recriadas e estão agora expostas no Centro Cultural Adriano Moreira, em Bragança.


O desafio foi lançado a dois ilustradores contemporâneos, pela Câmara de Oeiras que quis agora trazer o espólio até ao nordeste transmontano. Nuno Saraiva foi um dos artistas que aceitou o repto, e cor não falta nas suas recriações. “Eu quis acima de tudo que estes desenhos fossem uma explosão de cor e que fossem apetecíveis ao olhar, daí que eu procurei também combinar situações em que se vê uma dançarina do sul de Angola e depois um músico que tem a sua proveniência do norte de Angola. Angola é isto mesmo, não é apenas uma multiplicidade de tribos, há uma conjugação foi feita no trabalho do Neves e Sousa e eu tentei retratar isso em cada desenho”, explicou.

Para além de querer divulgar as obras de Neves e Sousa, a câmara municipal de Oeiras quer também destacar ilustradores portugueses, explica Gaspar Matos, chefe da divisão de bibliotecas do município de Oeiras.

“Queremos divulgar as obras destes ilustradores contemporâneos portugueses, que os temos muitos e muito bons”, sublinha.

Bragança foi a cidade escolhida para trazer a exposição “Diásporas”, pela grande quantidade de estudantes africanos a residir na cidade. Segundo a vereadora da cultura, Fernanda Silva, é uma forma acolher esta comunidade:

“Convidando os brigantinos a vir visitar a exposição e a ter conversas entre os estudantes e a comunidade, por forma a partir destas ilustrações podermos trabalhar aqui alguma componente cultural e as pessoas perceberem muitos dos comportamentos dos estudantes e do que é a sua cultura, para percebermos melhor alguns dos comportamentos que eles trazem”, refere.

A exposição “Diásporas” é composta por cerca de 70 obras, entre originais de Neves e Sousa, e peças dos dois ilustradores convidados. A mostra vai estar patente no Centro Cultural Adriano Moreira até 23 de Abril. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário