Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 14 de abril de 2022

Diretor do Museu do Abade de Baçal espera que livro ‘Fábulas de Almada Negreiros” contribua para divulgar o acervo do museu

 Foi com o lançamento do livro ‘Fábulas de Almada Negreiros” que o Museu do Abade de Baçal, em Bragança, celebrou na passada quinta-feira o 129ª aniversário do nascimento do artista.


Trata-se de uma coleção especial, que reúne desenhos originais a tinta-da-China da autoria do próprio artista e que fazem parte do acervo daquele museu, a que se juntam outras artes, nomeadamente a escrita e a música. “Tem duas vertentes, por um lado é um catálogo de uma coleção de arte e por outro a partir dessa coleção a ideia da existência dessa criação contemporânea, que no caso se encontra vincada a partir de um conjunto de oito peças musicais de cerca de 1 minuto ou 1,30 minuto e meio cada uma delas feita a partir de uma obra de Almada Negreiros e de um conjunto de novos contos escritos pela escritora Regina Guimarães, a partir das ilustrações das fábulas do Almada criou um conjunto de novos contos. Há aqui uma espécie de círculo que se vai completando, uma espécie de ciclo que Almada Negreiros ilustra a partir de texto e as ilustrações dão origem a novo texto, nova música e noca criação dando continuidade ao vanguardismo de Almada Negreiros ”, explicou Amândio Felício, diretor do Museu do Abade de Baçal (MAB).

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário