Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 14 de abril de 2022

 Amanhã é Sexta-Feira Santa e por Macedo de Cavaleiros a representação da Via-Sacra volta às ruas da cidade.


A celebração religiosa, que encena os passos de Jesus desde a condenação à morte até ser sepultado, já é habitual na cidade, mas não se realizou nos últimos dois anos devido à pandemia.

Um ritual que atrai muita gente e que nos tempos que correm tem especial importância, considera o padre Eduardo Novo:

“É sobretudo a celebração da fé, porque esta manifestação pública e exterior serve para demonstrar a fé interior de cada um. Em comunidade torna-se algo mais fraterno e justo. Neste tempo que vivemos devemos rezar pela paz e que este sofrimento de Jesus possa ser interpretado como caminho de amor para que reine no coração de todos nós.

Seguiremos todas as orientações da DGS e da Conferência Episcopal Portuguesa.”

O Padre Eduardo Novo explica o que está previsto acontecer:

“Iremos ter a oração da Via-Sacra. Começaremos às 21h horas, sendo que os homens se vão encontrar na Unidade de Cuidados Continuados e as senhoras na Santa Casa da Misericórdia. Teremos depois o caminho em oração até ao Jardim 1º de Maio, onde teremos o encontro de Maria com o seu filho. Aí vão encontrar-se estes dois grupos. Um deles parte com a imagem de Nossa Senhora das Dores e outro com a cruz de Cristo às costas. Depois desse encontro continuaremos em oração até à igreja de Santa Maria. É lá que serão rezadas as restantes estações, encenaremos as últimas e meditaremos sobre a vida de Cristo.”    

A celebração da Via-Sacra em Macedo de Cavaleiros começa às 21h e tem transmissão em direto na Rádio Onda Livre.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário