O rebanho do pastor de Vila Franca, no concelho de Bragança, foi, alegadamente, atacado por um lobo, que matou cinco animais e feriu outros dois.
Segundo contou o pastor, o lobo terá saltado a vedação que guarda as ovelhas e conseguiu matar as que quis, durante a madrugada de sexta-feira. "Na quinta à noite ainda estavam vivas. Depois, na sexta, por volta das 5h30, quando as ia levar para a rua, estavam lá mortas cinco e feridas outras duas. Tinha 12 no total. Foram atacadas na cerca onde costumam estar, que está vedada".
O pastor não viu, até hoje, nenhum lobo perto do rebanho nem nas redondezas. Este foi o primeiro ataque que o rebanho de Alberto Moreira sofreu, mas, segundo explicou, há quem já tenha visto o lobo e há relatos de outros ataques, não só em Vila Franca como noutras aldeias vizinhas. "O meu primo tem umas cabras e há uns dias sofreu um ataque. Em Salsas, há cerca de um mês, também houve um ataque e viram o lobo. Já houve, que eu saiba, em Vila Franca, Salsas e Quintela de Lampaças".
Alberto Moreira contou que algumas das ovelhas estavam prenhas e, por isso, os prejuízos são mais avultados. O pastor tem ovelhas há dez anos e vende os cordeiros que vai tendo disponíveis, mas agora diz que quer desistir da actividade por causa do ataque. "Não ficou nada. Não vou comprar mais. Vou ficar com as que tenho e vou tentar vende-las. O bicho, se já cá veio, pode voltar. Não vale a pena andar a criá-las".
As entidades competentes já estiveram no local para avaliar os estragos.
Também na semana passada, dois lobos terão atacado um rebanho em Vinhas, no concelho de Macedo de Cavaleiros.
Segundo apurámos, o pastor, que se encontrava com as ovelhas, viu os animais fugir para um canto da terra, que estava vedada. Foram atacadas dez ovelhas, sendo que três delas morreram.
Sem comentários:
Enviar um comentário