Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Castanha Longal de Vinhais vai ser certificada

 O município quer que esta variedade específica deste concelho seja valorizada e, por isso, decidiu criar uma marca


De acordo com o presidente da câmara, Luís Fernandes, o objectivo é também potenciar as outras castanhas produzidas no território. "O que pretendemos com a marca da Catanha Longal é valorizar a castanha, que é originária do concelho e, através da marca, potenciar toda a castanha do concelho de Vinhais, quer seja longal, quer outra variedade qualquer".

Embora seja cedo para perceber o impacto que a seca teve na produção de castanha, o autarca reconhece que pode haver quebras. "Ainda é muito cedo. É verdade que estas chuvas vieram ajudar um bocadinho mas vamos ver se será o suficiente para que a produção seja mais ou menos como no ano passado. Ainda assim, deverá haver uma quebra, mas são dados que não podemos, para já, confirmar".

A castanha poderá ser certificada como de Denominação de Origem Protegida, Indicação Geográfica Protegida ou Especialidade Tradicional Garantida.

No concelho de Vinhais há 2 mil produtores de castanha, que colhem anualmente cerca de 9 mil toneladas. A fileira pode chegar a movimentar 25 milhões de euros por ano.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário