Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Vimioso: Cursos socioeducativos promovem a aprendizagem e o convívio social

 Continuam a decorrer na casa da cultura de Vimioso e nas juntas de freguesia, as inscrições para os cursos socioeducativos, que este ano vão realizar-se também nas várias localidades do concelho, de modo a proporcionar oportunidades de aprendizagem e convívio a toda a população.


De acordo com a professora Elisabete Fidalgo, da Associação para o Desenvolvimento Cultural do Concelho de Vimioso (ADCCV), os cursos socieducativos destinam-se a todas as pessoas, crianças, jovens e adultos.

A oferta socioeducativa oferece a dança tradicionais e o folclore, a dança dos pauliteiros, o ballet para crianças, a zumba, o step dance. Na música há aulas de viola, gaita-de-foles e acordeão. Para a atividade física destacam-se a ginástica de manutenção, o karaté, o Tai-chi (técnicas de relaxamento) e o pilates. E nas atividades manuais, os cursos socioeducativos oferecem aulas de bordados, costura, artes decorativas (pinturas, aplicações em estanho e reciclagem) e as técnicas de escrinho.

“Nas danças tradicionais e folclore, o objetivo é motivar as pessoas, e em particular os jovens, a participar no rancho folclórico de Vimioso, que tem 27 anos de existência”, disse.

Os cursos socioeducativos (50 horas) vão iniciar-se no mês de outubro e decorrem semanalmente até maio de 2023. No final dos cursos e mediante a realização de uma gala, os formandos vão ter a oportunidade de dar a conhecer os talentos desenvolvidos na dança, na música e nas artes.

Segundo a vereadora do município de Vimioso, Carina Lopes, os encargos dos cursos socioeducativos são suportados conjuntamente pelo município de Vimioso a as freguesias.

“Os cursos socioeducativos visam agir contra o isolamento das pessoas, promovem a atividade física e a aprendizagem e são oportunidades de encontro e de convívio social nas várias localidades”, justificou.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário