Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Bragança foi a localidade escolhida para começar a visita de património cultural no Norte do país

 O projecto da Direcção Regional de Cultura do Norte arrancou, este sábado, na antiga Sé da capital de distrito e vai percorrer mais cinco municípios


Mais do que uma visita interactiva aos espaços, há música e demonstrações gastronómicas associadas a cada território.

“Os músicos vão mudando conforme os municípios, há sempre uma prova gastronómica relacionada com a região e com as especificidades e produtos da região e há uma visita interactiva, que é um conteúdo digital que fica disponível para qualquer visitante que é feito para o monumento em questão”, explica a directora regional, Laura Castro.

O pão de centeio e o bacalhau foram as iguarias escolhidas para a confecção de um prato tradicionalmente transmontano. Feito numa fogueira em potes de ferro, chamou atenção de quem passou pela Praça da Sé. Maria da Luz estava a visitar Bragança e quando viu a demonstração culinária rapidamente reviveu memórias.

“Parei para ver o que se está a passar. Relembro aquilo que se passava em casa dos meus pais, porque cozinhávamos à lareira, com os potes, a minha mãe tinha um pote igual àquele, e chamou-me atenção. Estou achar formidável”, contou.

O chefe Renato Cunha foi o responsável pela degustação, uma espécie de bacalhau com broa, mas com centeio, o elemento chave da receita.

“O centeio é o mote para esta iniciativa que é a valorização de um produto. E porque não trazer as cascas e as casulas e o butelo que são sobejamente conhecidos? Porque é aquilo que se fala e, por vezes, esquecemo-nos que existem outras coisas em Bragança e a ideia foi trazer algo que não fosse tão comum, daí a presença do centeio”, explicou.  

Para a vereadora da cultura do município de Bragança, Fernanda Silva, este tipo de iniciativas atraem os turistas que agora procuram “experiências imersivas”.

Depois da demonstração gastronómica, as pessoas puderam assistir a um concerto de Pedro Caldeira Cabral.

O “Património a Norte” vai seguir para Tarouca no próximo sábado. Vai estar ainda em mais dois concelho do distrito, em Miranda do Douro, a 15 de Outubro, e em Alfândega da Fé, a 22 de Outubro.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário