Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Crianças de Vila Flor recebem lancheira para aprender a comer saudável

 Com o objectivo de incentivar os mais novos a comer saudável, o município de Vila Flor e o agrupamento de escolas distribuíram lancheiras com alimentos que fazem bem à saúde


Todas as crianças dos jardins-de-infância e das primárias do concelho receberam a lancheira “Bô!”.

Pão, leite e maçã: eram os alimentos que estavam dentro das lancheiras dadas a cada criança. Produtos saudáveis e isso já não é novidade, até porque os mais pequenos dizem já levar para a escola comida que faz bem à saúde. "Pão, uma garrafa de água e também costumo trazer outras coisas saudáveis. Acho que é melhor coisas saudáveis porque faz bem à saúde", disse Guilherme Mesquita, de 9 anos. "Trago um pãozinho com fiambre e queijo e uma água. A comida saudável é boa", Sofia Lopes, de 8 anos.

A iniciativa não serviu apenas para chamar atenção dos mais novos para uma alimentação saudável, mas também dos encarregados de educação, que se mostraram receptivos às indicações. Carla Seixas tem um filho na escola básica de Vila Flor e admite que faz os possíveis para que leve lanches saudáveis para a escola, embora possam custar mais à carteira. "Tenho um filho. Ele costuma trazer fruta, pão com queijo e, às vezes, lá traz um pão com creme de chocolate. Mas, de preferência, traz fruta e iogurtes. Concordo que a alimentação saudável é mais cara. Os produtos são bastante caros. As pessoas têm tendência a comprar mais barato, que acaba por ser o que não é tão saudável".

Cada vez mais os pais e as crianças estão consciencializados para os hábitos de vida saudáveis, mas, o director do agrupamento de escolas de Vila Flor, Fernando Almeida, admite que ainda há crianças que levam comida menos recomendada para a escola. "Todos nós vemos crianças e jovens a comer alimentos que não são recomendados. O que queremos criar são hábitos alimentares saudáveis".

A lancheira “Bô!” foi distribuída a todas as crianças dos jardins-de-infância e das primárias de Vila Flor. Além de ter alimentos saudáveis, continha ainda dicas alimentares para ajudar os pais a fazer os lanches, explica o presidente da câmara, Pedro Lima. "Contém algumas fichas para o pais, para o futuro, para lá colocarem produtos saudáveis".

Os alimentos seleccionados e a informação disponibilizada é um trabalho da nutricionista do município de Vila Flor, com a colaboração da câmara municipal e o agrupamento de escolas.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário