A data foi instituída em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música.
A música é uma forma de arte adorada por milhões de pessoas espalhadas pelo mundo, fazendo parte do quotidiano. A música é até uma forma de unir as pessoas do mundo e é considerada como um alimento para a alma.
Os instrumentos musicais tiveram e têm ainda um lugar muito importante na tradição da Terra de Miranda, como focos irradiadores de animação e fonte de prazer para quem os escuta e executa.
Os instrumentos que mais rapidamente identificam a tradição musical mirandesa são a gaita de fole, caixa e bombo pelo acompanhamento que fazem à dança dos pauliteiros, no entanto não se esgotam aqui os instrumentos musicais mirandeses.
A flauta pastoril que faz conjunto com o tamboril, está hoje um pouco afastada do acompanhamento aos pauliteiros, usa-se mais no acompanhamento vocal e às danças mistas.
➡ Para celebrar este dia, o Município de Miranda do Douro, preparou para si a seguinte programação:
◾ Durante a tarde - Animação de Rua com a Banda Filarmónica Mirandesa pelas ruas da cidade.
◾ Durante a noite - Sarau Cultural no Largo D. João III, com Grupo de Danças Mistas da Mirandanças Associação e Mie Miranda - Associação Cultural.
Mais informação AQUI.
Sem comentários:
Enviar um comentário