Abutre-preto. Fotografia Pedro Rego. |
Adicionalmente, este apoio financeiro reforça a capacidade operacional e de execução dos projetos da Palombar “Sentinelas - Rede de Monitorização de Ameaças para a Fauna Silvestre” e “HotSpot de Biodiversidade de Algoso”. Com estes apoios, a Viridia está a contribuir de forma ativa e direta para a conservação da natureza e o combate à perda de biodiversidade em Portugal em áreas-chave.
LIFE Aegypius return - consolidar e expandir a população ocidental de abutre-negro em Portugal e Espanha
O projeto "LIFE Aegypius return", aprovado este ano, é financiado pelo Programa LIFE da União Europeia e tem como objetivo principal consolidar e expandir a população ocidental de abutre-negro (Aegypius monachus) em Portugal e no oeste de Espanha, pretendendo, no curto prazo, duplicar a população reprodutora desta espécie no país. É também uma meta aumentar o sucesso reprodutivo do abutre-preto, melhorando o seu estatuto de ameaça, para que passe de "Criticamente em Perigo" para, pelo menos, "Em perigo". Este projeto é coordenado, a nível nacional, pela Vulture Conservation Foundation (VCF), e, além da Palombar, tem vários outros parceiros. O apoio dado pela Viridia é essencial para o sucesso da implementação deste projeto e para a sua sustentabilidade, tendo em conta que este não é financiado a 100%, e o cofinanciamento torna-se, assim, fundamental para a sua execução efetiva no terreno por parte da Palombar.
Ações desenvolvidas no âmbito do projeto Sentinelas e que servirão de base para a implementação deste "LIFE Aegypius return", que arrancou em setembro deste ano, são também potenciadas pelo financiamento da Viridia, o que permite estruturar de forma mais robusta as bases para o início deste novo projeto.
Em causa estão ações das vertentes centrais do Sentinelas, iniciado em 2019, que são: monitorizar, através da marcação com dispositivos GPS, espécies sentinelas de aves e mamíferos que são mais afetadas por diversas formas de perseguição ilegal, bem como por outro tipo de ameaças de origem antrópica; avaliar a vulnerabilidade das espécies de fauna silvestre ao uso ilegal de venenos e analisar as perceções sociais e os níveis de tolerância de diferentes grupos de interesse relativamente às espécies de fauna silvestre.
Unidade de Paisagem para o Restauro do Solo e dos Habitats de Algoso - UP4REHAB - promover o restauro de montados de sobro, através da reconversão de eucaliptais para este habitat
Outro projeto da Palombar que recebeu cofinanciamento da Viridia foi o "Unidade de Paisagem para o Restauro do Solo e dos Habitats de Algoso - UP4REHAB". O seu propósito central é melhorar a qualidade do solo para aumentar a sua resiliência e resposta ao processo de desertificação e às alterações climáticas, nomeadamente aos incêndios, e promover o restauro de montados de sobro, através da reconversão de eucaliptais para este habitat, bem como promover a sua conservação e gestão sustentável.
Controlo de eucaliptos. Fotografia Palombar. |
Este projeto permitirá dar continuidade às ações do HotSpot de Biodiversidade, localizado na aldeia de Algoso, no concelho de Vimioso, distrito de Bragança. Desenvolvido pela Palombar, em parceria com a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino, este projeto, iniciado em 2019, está a restaurar e a promover a salvaguarda da biodiversidade na Zona Especial de Conservação Rios Sabor e Maçãs da Rede Natura 2000, abrangida pelos concelhos de Vimioso e Mogadouro, através da criação de uma micro-reserva onde estão a ser aplicadas medidas de conservação em habitats prioritários, restauro ecológico em áreas artificializadas e campanhas de educação ambiental.
José Pereira, presidente da Palombar, destaca que “a parceria estabelecida com a Viridia é um marco na história associativa da Palombar. Mais do que um apoio financeiro, é o reconhecimento inequívoco do percurso que fizemos e estamos a traçar, da estratégia que procuramos implementar e do futuro que almejamos na proteção e conservação da natureza e na incessante procura por uma coexistência pacífica com o mundo natural.”
Associação Viridia - Conservation in Action
A Associação Viridia - Conservation in Action tem como missão contribuir para a conservação da natureza, diminuindo e revertendo a atual perda de biodiversidade, através do apoio a projetos operacionais de restauro de ecossistemas e de desenvolvimento humano em áreas de conflito natureza/sociedade com carências significativas da população local.
O cofinanciamento desta entidade concedido aos projetos da Palombar é essencial para que a organização consiga implementar, no terreno, ações de conservação da biodiversidade e dos ecossistemas em áreas prioritárias no país, de forma a tornar o território mais resiliente face às ameaças para a sustentabilidade da vida na Terra e para assegurar um presente-futuro que garanta a conciliação entre o binómio humanidade/natureza, em prol da proteção de todas as formas de vida e dos seus habitats.
A Palombar, os seus sócios, amigos, colaboradores e toda a equipa técnica agradecem a confiança depositada na organização e o reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido para cumprir uma missão que é de todos: conservar a natureza e o património rural. Um bem haja!
Sem comentários:
Enviar um comentário