Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Picote: Obra «Rostos de uma Barragem – o Álbum de Telmo Ferraz» apresentado no Porto

 A obra «Rostos de uma Barragem – o Álbum de Telmo Ferraz», organizada por Henrique Manuel Pereira, professor da Universidade Católica Portuguesa, vai ser apresentada, dia 25 de novembro, às 18h00, no Paço Episcopal do Porto.


A sessão acontece no dia do 97.º aniversário do Padre Telmo Ferraz e a obra vai ser apresentada pelo professor Fernando de Almeida.

Telmo Ferraz é natural de Bruçó, Mogadouro e nos anos 1950 foi capelão da barragem de Picote, desenvolvendo um extraordinário trabalho pastoral e humanitário junto dos operários.

«Rostos de uma Barragem» reproduz um álbum de cerca de 200 fotografias, a preto e branco, na “sua esmagadora maioria da autoria do Padre Telmo Ferraz e por ele legendadas”.

Um livro que retrata a realidade da barragem de Picote, a primeira do Douro Internacional, iniciada em 1954 e inaugurada em 1958, um marco da engenharia e arquitetura portuguesa da época e um contributo para a industrialização do país.

«Rostos de uma Barragem» configura um importante documento social e histórico e o autor de «O lodo e as estrelas», através da sua máquina fotográfica, retrata as “pessoas de carne e osso” que contribuíram para a edificação desta importante obra de engenharia e arquitetura.

A edição desta obra com a chancela da «Alforria» conta com o apoio da Movhera, empresa concessionária do aproveitamento hidroeléctrico de Picote, do Município de Miranda do Douro, e também com outras instituições locais como a Associação Família Kolping de Picote e a Junta de Freguesia de Picote.

Fonte: Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário