Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Restaurante Flor de Sal foi o único a representar Portugal na Etiópia

 O Restaurante Flor de Sal em Mirandela foi o único a representar Portugal na Etiópia, nas Comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil

A gastronomia transmontana foi dada a conhecer, através dos cuscos, do azeite, da alheira e dos cogumelos. Vários representantes diplomáticos provaram e ficaram rendidos, conta o gerente Rui Paducho. "Fizemos ensopado de cordeiro, uma caldeirada de cabrito, tivemos os cuscos de Vinhais, milhos e usámos muita alheira, com a qual fizemos empadas, o nosso bugalho. Fizemos bacalhau, um pudim de castanha, feijoada de cogumelos. Coisas que nunca viram. Gostaram muito dos sabores, da alheira".

O convite partiu do embaixador do Brasil na Etiópia, que esteve no Verão no restaurante Flor de Sal e, depois do que provou, achou que seria o representante ideal a levar de Portugal. Além das várias degustações, Rui Paducho deu a mostrar alguns azeites de Mirandela. Uma porta que se pode ter aberto no mercado lá fora. "Eles estão muito interessados no nosso azeite. Ainda há dias conversei com a Embaixadora da Austrália e pediu, por favor, que levasse o nosso azeite para lá. As pessoas gostaram muito e acredito que se abram janelas de oportunidade".

O próximo encontro pode ser mesmo em Mirandela, com o chefe de cozinha mais conhecido da Etiópia. "O chef mais conhecido da Etiópia esteve connosco no jantar e gostou muito. Vamos contactar a Embaixada da Etiópia, que só existe em Paris, porque esse chef mostrou muita vontade em vir cá e partilhar aqui as comidas mais tradicionais deles. Talvez, para o ano, surja aqui algum projecto".

A Semana Gastronómica Luso-Brasileira aconteceu na Etiópica, de 15 a 21 de Novembro e o restaurante Flor de Sal de Mirandela representou Portugal, com o Chefe Bruno Cambado. O Flor de Sal nasceu em 2004 e em 2005 e 2006 foi considerado um dos melhores restaurantes do país, com o prémio Garfo de Ouro e recomendação no Guia Michelin.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário