Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Mais de 1.500 pessoas passaram pela segunda edição dos Sabores & Tradições

 A segunda edição da iniciativa enogastronómica “Sabores & Tradições”, que decorreu no passado fim de semana, recebeu ao longo de três dias mais de 1.500 visitantes que puderam apreciar o melhor da gastronomia, vinhos, doçaria conventual e outros produtos endógenos deste concelho raiano.


Com esta iniciativa, o município freixenista teve como objetivo promover as tradições locais, contribuindo para o desenvolvimento económico da região, através da divulgação dos produtos pecuários e agrícolas e a manutenção de tradições seculares.

De acordo com o presidente da câmara, Nuno Ferreira, o certame tem três características fundamentais: o primeiro passa por injetar dinheiro na economia local. O segundo é que todo e certame é realizado com a experiência dos produtores locais. O terceiro passa por mostrar a vitalidade e saber receber do concelho de Freixo de Espada à Cinta.

“Há uma preocupação do atual executivo municipal de movimentar a economia local, para quem cá reside. Ao mesmo tempo deixa-lhe aquilo que de melhor temos que é extensivo a quem visita este concelho”, vincou o autarca socialista.

Nuno Ferreira, vincou ainda que este foi um evento planeado ao pormenor para a população e para a região, uma forma de fazer com que as pessoas queiram permanecer na sua terra, onde se sintam bem e orgulhosas do seu concelho, dos seus produtos e, sobretudo, da sua capacidade valiosa e única de bem receber.

No campo das tradições locais, jogou-se à pelota e à raiola, jogos tradicionais que juntaram cerca de meia centena de aficionados. Já o torneio da malha teve de ser adiado para hoje devido ao mau tempo.

“Esta é uma forma de não se perder a nossa memórias do passado, respeitar o presente para assim projetar o futuro do nosso concelho”, frisou Nuno Ferreira.

Não fosse o concelho de Freixo e Espada à Cinta a porta de entrada na Região Demarcada do Douro (RDD), também os vinhos de qualidade superior estavam presentes neste certame onde se promoveu uma prova destes néctares e que juntou cerca de 30 referências.

No campo da animação musical, Cláudia Martins e os Minhotos Marotos estiveram em destaque no segundo dia do Sabores & Tradições.

A noite ficou marcada pelos tradicionais cantares ao desafio e desgarradas, onde o humor foi a tónica dominante.

A música tradicional também teve os seus representantes com gaiteiros e pauliteiros do planalto Mirandês.

Francisco Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário