Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 5 de junho de 2023

13.º BISPO DE MIRANDA - 1628 a 2 de Outubro de 1636

 D. Jorge de Melo – Natural de Serpa, no Alentejo. Faleceu em Miranda a 2 de Outubro de 1636, estando já eleito para a Sé de Coimbra (111).
Entrou em Miranda pela Ascensão do Senhor, em 1628. A Lista que possui o cónego Rocha da Sé de Bragança diz que foi pela Assunção da Senhora.
Era o sétimo prior-mor de Palmela, cabeça da Ordem de Cristo, quando foi eleito bispo de Miranda (112) e foi sagrado por D. Apolinar de Almeida, jesuíta, bispo de Niceia, mais tarde martirizado na Etiópia (113).
O autor da Évora Gloriosa (114) diz que era natural de Évora, onde serviu o tribunal da Inquisição desde 27 de Outubro de 1606 até 1628, e que morreu em 1639.
No entanto, Azevedo (115) também o dá como natural de Serpa, irmão de D. Martim Afonso de Melo, da ilustre família dos Melos, bispo de Lamego, e ambos filhos legítimos

----------
(111) PIRES,Manuel António – Opúsculo…, p. 23.
(112) SILVA, Rodrigo M. da – Catálogo Real e Genealógico de España, p. 56 v.
(113) CARDOSO, Jorge – Agiologio Lusitano ao dia 9 de Junho.
(114) Évora Gloriosa, «Epílogo» dos quatro tomos da Évora Ilustrada, que compôs o R. P. M. Manuel Fialho, da Companhia de Jesus, escrita e ampliada pelo padre Francisco da Fonseca, da mesma Companhia, vol. I, p. 330.
(115) AZEVEDO, Joaquim de – História Eclesiástica de Lamego, p. 80.
----------

de Pedro de Melo e de Luísa Pereira.
O catálogo que vem nas Constituições que pertence a Eduardo Vaz de Quina, de Argozelo, diz que morreu em «Miranda a 2 de Dezembro de 1636 en 5.ª feira pelas três horas da madrugada e está sepultado em Miranda».
No Livro de óbitos de Miranda do Douro, fl. 73, que se guarda no Arquivo da Câmara Eclesiástica de Bragança, diz-se que faleceu a 2 de Outubro de 1636, sendo portanto esta a data que merece fé.
No Paço Episcopal de Bragança conserva-se em tela o seu retrato com a seguinte legenda: D. Georgins de Mello / natus oppido de Serpa / aelectus episcopus dioe / cesis conimbrieensis, obiit in hac citate Miranden / si anno M.D.C. XXXVI.

MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário