Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Plano do Eixo Atlântico vai ao encontro de programa português para o interior

 A secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, afirmou hoje que o plano da associação Eixo Atlântico vai ao encontro das medidas do Governo português para valorizar as zonas do interior.


A associação ibérica do Eixo Atlântico apresentou e discutiu hoje com os agentes locais, em Mirandela, no distrito de Bragança, as propostas de um plano com as linhas de atuação para desenvolver o interior, nomeadamente no Norte de Portugal e Galiza, as áreas que abrange.

A secretária de Estado portuguesa esteve na sessão e considerou “este plano um auxílio importante para quem tem a missão de valorizar os territórios do interior e contribuir para o desenvolvimento regional”.

“Todas estas sugestões são muito úteis, o que me confortou mais é que grande parte daquelas medidas já constam do programa de valorização para o interior (do Governo português)”, salientou.

A presidente da Câmara de Mirandela e anfitrião da sessão, Júlia Rodrigues, valorizou também os objetivos do plano e afirmou que, enquanto autarca, sente que “há a preocupação da coesão” nas políticas nacionais.

O presidente da associação Eixo Atlântico, Xoan Mao, explicou que o plano “foi elaborado através de um processo conjunto com as instituições e agentes no território” e está a ser debatido, em sessões como a de hoje em Mirandela, “porque é obvio que não se podem fazer as coisas sem contar com a experiência da gente que vive e protagoniza os problemas do interior”.

“A coesão para nós é como uma secretária de quatro patas, onde se duas não funcionam a secretária não serve, portanto este é um problema de todo o território, só que o interior precisa mais deste reforço para garantir a coesão”, ilustrou.

Segundo disse, o que o Eixo Atlântico está a fazer “é o primeiro nível de contacto com a gente, entre os dois países e naturalmente com a sociedade porque são as câmaras o primeiro nível social”.

“Agora este plano vai tentar ser implementado no que os governos achem bem e no que seja competência das nossas câmaras”, afirmou.

“Não é um plano reivindicativo, são propostas da sociedade”, enfatizou, acrescentando que muitas destas propostas já estão “a ser implementadas, em Portugal”, o que considerou “uma alavanca para fazer” avançar o plano.

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular elegeu as áreas da governança, medidas institucionais e financiamento, social, económica e ambiental como estratégicas para os territórios regionais de baixa densidade, propondo linhas de atuação nesses âmbitos.

As medidas propostas no relatório Coesão Socioterritorial e despovoamento na Eurorregião Galiza - Norte de Portugal focam-se na subregião das Terras de Trás-os-Montes, em Portugal, e nas províncias galegas de Lugo e Ourense, em Espanha, visando criar "uma agenda mobilizadora".

Segundo o Eixo Atlântico, o objetivo das linhas de atuação neste âmbito "centra-se na necessidade de dispor de informação atualizada e comparada na altura de fortalecer a governança multinível", desde o europeu ao mais local.

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular é uma organização de cooperação transfronteiriça que reúne 39 municípios do Norte de Portugal e da Galiza, fundada em 1992.

HFI (JE)//LIL
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário