Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Fruticultores de Carrazeda com pouca esperança de apoio do Governo para diminuir prejuízos causados pelo mau tempo

 A produção de maçã no Planalto de Ansiães ficou devastada, deixando os fruticultores da região preocupados com os prejuízos significativos


Para avaliar o impacto da tempestade, os técnicos da Direção Regional de Agricultura realizaram um levantamento dos prejuízos nas áreas afectadas. No entanto, não há perspectivas de apoio governamental para auxiliar os fruticultores afectados, diz o técnico da Associação dos Fruticultores, Viticultores e Olivicultores do Planalto de Ansiães e produtor de maçã, Duarte Borges.

“Foi feito um levantamento pelos técnicos da Direcção regional juntamente connosco. Houve três sinistros nos pomares de maçã, a maioria tem seguro de colheitas. Apesar do seguro ser uma pequena ajuda para o agricultor, nunca paga os prejuízos que o agricultor realmente tem, ou seja, o equivalente à produção e venda da maçã”, referiu.

A Associação expressou profunda preocupação com a situação, revelando “que cerca de 60% da área de produção de maçã foi afectada e danificada” pelo evento climático.

Duarte Borges alertou para uma redução drástica nas colheitas deste ano, resultando em mais um ano dramático para os fruticultores.

“Houve uma queda de granizo acentuada que provocou prejuízos elevados na fruta, grande parte, entre 60 a 70% da área de produção de maçã ficou bastante afectada e danificada. Provocou prejuízos avultados aos fruticultores e que vai provocar uma redução drástica na produção”, referiu.

Sobre os estragos causados pelo mau tempo, nos últimos dias, nos concelhos de Carrazeda de Ansiães, Alijó e Murça, a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, à margem de uma visita a Mirandela, disse que “já foi feito o levantamento” e apesar de não avançar com números, revelou que “a maioria das culturas afectadas tem seguros agrícolas”, mas disse estarem a ser ponderadas medidas “para os agricultores que sofreram prejuízos mais avultados”.

Maria do Céu Antunes ainda não avançou com prazos para o anúncio do relatório do levantamento dos prejuízos nem das medidas de apoio a adoptar, preferindo aguardar mais uns dias, “até porque o tempo continua bastante instável”.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Daniela Parente

Sem comentários:

Enviar um comentário