Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Empresas de Bragança apostam na inovação para serem competitivas no mercado

 Em Bragança, são cada vez mais as empresas que estão apostar na inovação e na mão-de-obra qualificada, para conseguirem crescer. A Wisekey e Inetum são duas dessas empresas que acreditam que sem inovação não é possível ser competitivo no mercado. O IPB tem aqui um papel importante


O Instituto Politécnico de Bragança é um dos grandes motores para que a inovação e a mão-de-obra qualificada chegue às empresas da região. Através da ciência e dos alunos que forma, pretende criar emprego mais qualificado na região. O presidente do IPB, Orlando Rodrigues, não tem dúvidas de que só assim as empresas conseguirão ser competitivas. “Sem inovação e sem capacidade de inovação as empresas hoje em dia não conseguem estar nos mercados. Hoje em dia as coisas são muito aceleradas e as mudanças tecnológicas estão a surgir muito rapidamente. As empresas ou inovam e se adaptam e conseguem fazer melhor que os concorrentes ou simplesmente não singram nos mercados”.

A empresa Wisekey é um dos exemplos de inovação. Foi criada em 2015 e mais do que fazer contabilidade, são gestores de projectos. Têm clientes por todo o país e até pelo mundo. Não abdicam de recursos humanos, mas a tecnologia é uma grande aposta para um trabalho mais rápido e competitivo, adianta um dos fundadores, Tiago Preto. “Tudo o que é processo de digitalização, de automação de processos, de partilha de documentos, de partilha de informação, investimos nisso diariamente e o nosso foco principal é esse, investir em ferramentas, criar e desenvolver ferramentas à medida que nos permitam optimizar processos. Porque, se o trabalho puder ser feito de forma automática, com automação, digitalização e inteligência artificial, nós vamos nisso”.

E para isso a mão-de-obra qualificada é essencial e o IPB é o grande fornecedor. Tal como a Wisekey, também a Inetum contrata alunos do politécnico. A empresa ligada à informática tem cerca de 70 trabalhadores, 90% eram alunos do IPB, adianta o responsável Daniel Cidre. “Todo o recrutamento é feito de recém-licenciados e existe um investimento enorme para formar estes colaboradores para no fim do dia se tornarem uns seniores e facturarem o máximo possível para a empresa e contribuírem o máximo para este crescimento digital”.

As duas empresas estão instaladas no Brigantia Ecopark. A incubadora acolhe cerca de 70 firmas e 380 trabalhadores. De acordo com o presidente, Hernâni Dias, já foram gerados milhões de euros. “A média salarial per capita na incubadora é de 1240 euros, sendo que 70% dos colaboradores aufere mais de mil euros por mês e 32% aufere mais de 1500 euros por mês. O volume de receitas do Brigantia Ecopark já anda na ordem dos 25 milhões de euros”.

Neste momento, a taxa de ocupação do Brigantia Ecopark é já de 96%. A ampliação do espaço é uma possibilidade.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário