Hoje, no dia em que o mirandês comemora 26 anos de segunda língua oficial portuguesa, a Associação de Cultura e Língua Mirandesa e o IPB vão celebrar um protocolo. Alfredo Cameirão, presidente da associação, explica que o objectivo é facilitar o estudo da língua e quem sabe, um dia a instituição poder vir a formar professores. “Uma das grandes carências eu diria que é a falta de professores. Portanto, há dois professores que estão no activo, mas fazem falta muito mais professores”.
O aniversário é assinalado com várias actividades. Uma das novidades é a apresentação, no agrupamento de escolas, do audiolivro “Mensagem”, de Fernando Pessoa, em Mirandês. “Há uma tradução do Amadeu Ferreira, que já tem alguns anos, seguramente, e, portanto, agora, este é o primeiro audiolivro. Vai ser a Imprensa Nacional da Casa da Moeda disponibiliza alguns audiolivros em língua portuguesa. Têm um protocolo connosco e entenderam por bem disponibilizar alguns audiolivros em língua mirandesa, que é uma excelente forma de divulgar a língua e de dar a conhecê-la aos portugueses e ao mundo”.
Foi ainda estabelecido uma parceria com a RTP para a promoção da língua. “A RTP Ensina é uma plataforma também de divulgação de conteúdos de aprendizagem e vai divulgar alguns conteúdos em língua mirandesa. Essa também é uma maneira muito importante de chegar às pessoas, mormente às mais novas”.
Durante a tarde, será ainda apresentado o livro “Monólogos de Solidão”, da escritora mirandesa Adelaide Monteiro.
As comemorações contam ainda com a presença da vice-presidente da Assembleia da República, Teresa Morais, numa sessão solene no Salão Nobre da Câmara Municipal de Miranda do Douro.
Sem comentários:
Enviar um comentário