Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 17 de setembro de 2024

Mirandês assinala hoje 26 anos como segunda língua oficial de Portugal

 O Instituto Politécnico de Bragança quer estudar a língua mirandesa e promover o seu ensino


Hoje, no dia em que o mirandês comemora 26 anos de segunda língua oficial portuguesa, a Associação de Cultura e Língua Mirandesa e o IPB vão celebrar um protocolo. Alfredo Cameirão, presidente da associação, explica que o objectivo é facilitar o estudo da língua e quem sabe, um dia a instituição poder vir a formar professores. “Uma das grandes carências eu diria que é a falta de professores. Portanto, há dois professores que estão no activo, mas fazem falta muito mais professores”.

O aniversário é assinalado com várias actividades. Uma das novidades é a apresentação, no agrupamento de escolas, do audiolivro “Mensagem”, de Fernando Pessoa, em Mirandês. “Há uma tradução do Amadeu Ferreira, que já tem alguns anos, seguramente, e, portanto, agora, este é o primeiro audiolivro. Vai ser a Imprensa Nacional da Casa da Moeda disponibiliza alguns audiolivros em língua portuguesa. Têm um protocolo connosco e entenderam por bem disponibilizar alguns audiolivros em língua mirandesa, que é uma excelente forma de divulgar a língua e de dar a conhecê-la aos portugueses e ao mundo”.

Foi ainda estabelecido uma parceria com a RTP para a promoção da língua. “A RTP Ensina é uma plataforma também de divulgação de conteúdos de aprendizagem e vai divulgar alguns conteúdos em língua mirandesa. Essa também é uma maneira muito importante de chegar às pessoas, mormente às mais novas”.

Durante a tarde, será ainda apresentado o livro “Monólogos de Solidão”, da escritora mirandesa Adelaide Monteiro.

As comemorações contam ainda com a presença da vice-presidente da Assembleia da República, Teresa Morais, numa sessão solene no Salão Nobre da Câmara Municipal de Miranda do Douro.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário