Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Quebra de Produção de Castanha em Vinhais: Presidente pede apoio ao governo

 Marcado por tempestades e mudanças climáticas, o ano trouxe uma das piores quebras de produção de castanha em Vinhais. Apesar da escassez, a qualidade ainda prevaleceu na Rural Castanea. O presidente da Câmara, Luís Fernandes, agora clama por apoio governamental para amparar os produtores e enfrentar os desafios.


Após a passagem da tempestade Kirk, o cenário em Vinhais é desolador. Castanheiros danificados, ouriços no chão e galhos partidos testemunham a força das intempéries que afetaram duramente a produção local de castanha. Este contexto de escassez não impediu, contudo, que a feira Rural Castanea, realizada neste fim de semana, se destacasse pela qualidade do produto exposto, apesar da falta de quantidade.

“A quantidade, para já, é menor que no ano anterior. Agora também é verdade que aquilo que nos transmitem [os produtores] é que a qualidade é melhor, a qualidade é superior ao ano passado”, afirma Luís Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Vinhais.

A esperança ainda persiste no concelho, especialmente com variedades como a Castanha Longal, ainda por colher, mas o autarca alerta para a necessidade de agir antes que os prejuízos aumentem. “É cedo para avaliar prejuízos”, ressalta Luís Fernandes, que aguarda o apoio do Governo para mitigar o impacto das mudanças climáticas na agricultura local.

O presidente de Vinhais apela por uma intervenção rápida e coordenada do Governo para enfrentar o agravamento das condições climáticas. “É verdade que as alterações climáticas cada vez afetam mais a agricultura, isso é um dado […] e o Governo tudo irá fazer para continuar a apoiar quer este setor quer os outros”, disse.

Para o autarca, não basta apenas esperar por melhorias. “Aquilo que realmente importa é que haja uma ajuda” adianta Luís Fernandes destacando a sensibilidade do ministro da Agricultura para a situação. “O senhor ministro conhece muito bem esta área […] e com certeza que vai ajudar. Mais importante é que realmente sejam ajudadas as pessoas, isso é o que importa”, concluiu o presidente, refletindo o sentimento de urgência e solidariedade com os agricultores da região.

A situação difícil que enfrenta a produção de castanha em Vinhais reflete um cenário mais amplo de vulnerabilidade da agricultura às mudanças climáticas. Com árvores danificadas e uma produção reduzida, a esperança recai sobre a intervenção governamental para apoiar os produtores locais e impedir que a crise se agrave.

Jornalista: Lara Torrado
Foto: Canal N / Arquivo

Sem comentários:

Enviar um comentário