Após a passagem da tempestade Kirk, o cenário em Vinhais é desolador. Castanheiros danificados, ouriços no chão e galhos partidos testemunham a força das intempéries que afetaram duramente a produção local de castanha. Este contexto de escassez não impediu, contudo, que a feira Rural Castanea, realizada neste fim de semana, se destacasse pela qualidade do produto exposto, apesar da falta de quantidade.
“A quantidade, para já, é menor que no ano anterior. Agora também é verdade que aquilo que nos transmitem [os produtores] é que a qualidade é melhor, a qualidade é superior ao ano passado”, afirma Luís Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Vinhais.
A esperança ainda persiste no concelho, especialmente com variedades como a Castanha Longal, ainda por colher, mas o autarca alerta para a necessidade de agir antes que os prejuízos aumentem. “É cedo para avaliar prejuízos”, ressalta Luís Fernandes, que aguarda o apoio do Governo para mitigar o impacto das mudanças climáticas na agricultura local.
O presidente de Vinhais apela por uma intervenção rápida e coordenada do Governo para enfrentar o agravamento das condições climáticas. “É verdade que as alterações climáticas cada vez afetam mais a agricultura, isso é um dado […] e o Governo tudo irá fazer para continuar a apoiar quer este setor quer os outros”, disse.
Para o autarca, não basta apenas esperar por melhorias. “Aquilo que realmente importa é que haja uma ajuda” adianta Luís Fernandes destacando a sensibilidade do ministro da Agricultura para a situação. “O senhor ministro conhece muito bem esta área […] e com certeza que vai ajudar. Mais importante é que realmente sejam ajudadas as pessoas, isso é o que importa”, concluiu o presidente, refletindo o sentimento de urgência e solidariedade com os agricultores da região.
A situação difícil que enfrenta a produção de castanha em Vinhais reflete um cenário mais amplo de vulnerabilidade da agricultura às mudanças climáticas. Com árvores danificadas e uma produção reduzida, a esperança recai sobre a intervenção governamental para apoiar os produtores locais e impedir que a crise se agrave.
Sem comentários:
Enviar um comentário