Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Vinhais recuperou festa de inverno a 'Morte e os Diabos' que se perdeu ao longo dos anos

 No concelho de Vinhais há, agora, oito festas de Inverno que atraem, cada vez mais, visitantes


A Câmara Municipal de Vinhais recuperou, recentemente, uma festa de Inverno, que se perdeu, tal como aconteceu com várias outras no distrito. A festa em causa decorre em Edrosa, uma tradição na qual está presente a Morte e os Diabos e que acontece na Quarta-Feira de Cinzas. O vereador do município, Artur Marques, esclarece que é vontade da câmara recuperar as festas que for possível e que já se está a trabalhar noutra.

“Dou-lhe o exemplo de Lagarelhos, também tinham uma tradição relacionada com o Carnaval que poderá vir a começar-se a dinamizar-se em articulação com a Junta, a ver se conseguimos que a população pegue novamente nessa tradição e saia à rua no Carnaval com essa tradição típica”, referiu o vereador.

No concelho de Vinhais há agora oito festas de Inverno. Depois da Festa da Cabra e do Canhoto, marcada para este fim-de-semana, há as festas de Santo Estevão, em Ousilhão, Travanca e Rebordelo. No dia 31 de Janeiro assinala-se a Encamisada, em Vale das Fontes. Posteriormente há as festas do Carnaval, em Vila Boa. Para o fim ficam as duas festas relativas à Quarta-Feira de Cinzas, a que foi agora recuperada e o dia dos diabos, na própria vila. Artur Marques diz que as festas atraem cada vez mais gente ao concelho.

“Cada mês as pessoas procuram coisas diferentes, diversificadas e identitárias também. Isso é uma coisa que temos vindo a visualizar e a constatar ano após ano, que há, cada vez mais, adesão a este tipo de festas, que são festas típicas e de raiz cultural e própria de cada população”, acrescentou.

No sábado, a aldeia de Cidões acolhe a primeira festa do calendário. A Festa da Cabra e do Canhoto, uma celebração celta, que conta com vários rituais, em que as pessoas de despedem da estação clara e dão as boas-vindas à estação escura. É feita uma grande fogueira, o canhoto, come-se cabra e queima-se o cabrão, um bode, de grandes dimensões.

Escrito por Brigantia 
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário