Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 29 de outubro de 2024

Vinhais impulsiona a Apicultura com novo protocolo de apoio

 No dia 27 de outubro, durante as Jornadas de Apicultura, foi assinado o Protocolo de Apoio ao Fomento da Apicultura no concelho de Vinhais. O evento, que integra a programação da Rural Castanea-Festa da Castanha, contou com a presença do presidente da câmara, Luís Fernandes, e vários apicultores beneficiados por esta iniciativa.


A apicultura é uma atividade com profundas raízes na agricultura portuguesa, especialmente no concelho de Vinhais, onde desempenha um papel importante como complemento do rendimento das explorações agrícolas.

A assinatura do Protocolo de Apoio visa proporcionar um suporte financeiro aos apicultores locais, com o objetivo de incentivar a fixação e rejuvenescimento da atividade apícola, dinamizando assim a economia local. Este apoio permitirá também o aumento das condições de produtividade, tanto em qualidade como em quantidade, um aspeto crucial para a sustentabilidade do setor.

Os apicultores interessados em candidatar-se a este apoio devem cumprir uma série de critérios. Entre eles, destacam-se a propriedade de apiários no concelho, a residência no concelho de Vinhais há pelo menos um ano, e o registo da atividade em cooperativas ou organizações reconhecidas pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV). É ainda necessário ter a situação tributária e contributiva regularizada e comprovar o respeito pelas obrigações estipuladas para apicultores e apiários.

A assinatura do Protocolo de Apoio ao Fomento da Apicultura representa um passo importante para o desenvolvimento do setor agrícola em Vinhais, reforçando a importância da apicultura na economia local. Esta iniciativa não só promove a sustentabilidade ambiental, mas também contribui para a valorização das tradições locais e a melhoria das condições de vida dos apicultores. Com este apoio, espera-se um futuro mais próspero para a apicultura no concelho.

Jornalista: Lara Torrado

Sem comentários:

Enviar um comentário