Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Miranda do Douro e Vimioso estão a receber o Encontro de Cinema Ambiental e Rural

 A mostra começou ontem e foca-se no cinema português, sobretudo documental, e retrata as tradições rurais e os contextos ambientais, especialmente no nordeste transmontano


Segundo Rui Fafe, programador do evento, que pertence à Associartecine, entidade que organiza o encontro, a ideia criar um espaço de partilha e reflexão. “O Encontro de Cinema Ambiental e Rural é uma mostra de cinema focada nas tradições rurais e nas questões ambientais. O nosso objectivo é trazer o cinema à região, porque percebemos que a região conta com uma oferta bastante reduzida nesse aspecto. E o nosso programa é focado, bastante, no cinema nacional, que é ainda mais difícil de encontrar essa oferta cá na região”.

A sessão de abertura foi ontem, no miniauditório de Miranda do Douro. A mostra continua neste espaço hoje. Amanhã e domingo é a vez de o Pinta, em Vimioso, acolher a iniciativa. Segundo Rui Fafe a ideia é programar filmes ligados à região, ao mundo rural e às tradições. A adesão por parte do público tem sido bastante boa. “Estamos bastante contentes com a adesão que temos observado, principalmente na formação de edição de vídeo e imagem. Vemos pessoas de todo o tipo a quererem aderir e penso que a programação tem um grande peso nessa questão”.

O Encontro de Cinema Ambiental e Rural é organizado pela Associartecine, em parceria com a Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino e com a Direcção Regional da Cultura do Norte.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário