A mostra começou ontem e foca-se no cinema português, sobretudo documental, e retrata as tradições rurais e os contextos ambientais, especialmente no nordeste transmontano
Segundo Rui Fafe, programador do evento, que pertence à Associartecine, entidade que organiza o encontro, a ideia criar um espaço de partilha e reflexão. “O Encontro de Cinema Ambiental e Rural é uma mostra de cinema focada nas tradições rurais e nas questões ambientais. O nosso objectivo é trazer o cinema à região, porque percebemos que a região conta com uma oferta bastante reduzida nesse aspecto. E o nosso programa é focado, bastante, no cinema nacional, que é ainda mais difícil de encontrar essa oferta cá na região”.
A sessão de abertura foi ontem, no miniauditório de Miranda do Douro. A mostra continua neste espaço hoje. Amanhã e domingo é a vez de o Pinta, em Vimioso, acolher a iniciativa. Segundo Rui Fafe a ideia é programar filmes ligados à região, ao mundo rural e às tradições. A adesão por parte do público tem sido bastante boa. “Estamos bastante contentes com a adesão que temos observado, principalmente na formação de edição de vídeo e imagem. Vemos pessoas de todo o tipo a quererem aderir e penso que a programação tem um grande peso nessa questão”.
O Encontro de Cinema Ambiental e Rural é organizado pela Associartecine, em parceria com a Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino e com a Direcção Regional da Cultura do Norte.
Sem comentários:
Enviar um comentário