Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 26 de outubro de 2024

Biodiversidade: o que é e como a podemos proteger?

 As Nações Unidas e delegados de cerca de 200 países estão reunidos na Colômbia, na COP16, para tentar travar a extinção de espécies e a perda de habitats em todo o mundo. Saiba o que é a biodiversidade e o que está a ser feito para a proteger.

Foto: Anja Odenberg/Pixabay

O que é a “biodiversidade” e porque é importante?

Em termos simples, biodiversidade refere-se a todos os tipos de vida na Terra. É a “diversidade dentro das espécies, entre espécies e de ecossistemas, incluindo plantas, animais, bactérias e fungos”, segundo a Convenção da ONU para a Diversidade Biológica. Estes três níveis trabalham em conjunto para criar vida na Terra e toda a sua complexidade.

A diversidade de espécies mantém o ecossistema do planeta em equilíbrio e dá-nos tudo aquilo de que nós, seres humanos, precisamos para sobreviver, incluindo alimentos, água potável, medicamentos e abrigo. 

Foto: Joana Bourgard

Além disso, a biodiversidade é a nossa maior defesa natural contra as alterações climáticas. Os ecossistemas da terra e os oceanos funcionam como sumidouros de carbono, absorvendo mais de metade de todas as emissões.

Porque estamos a falar dela agora?

Porque está a decorrer, até 1 de Novembro a Conferência das Partes (COP)16 em Cali, na Colômbia. É a primeira conferência depois da assinatura do Quadro Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal, na COP15 em 2022, em Montreal, Canadá. O objectivo principal desta COP16 é conseguir passar das palavras à acção, ou seja, os cerca de 200 países devem mostrar como vão fazer para cumprir as metas definidas e acordadas em 2022. Os delegados estão a debater como vão restaurar os mares e a terra de forma a proteger o planeta e a respeitar os direitos das comunidades locais.

Há mesmo uma crise da biodiversidade?

Sim. É muito grave e precisa de acção urgente. Os habitats estão a ser degradados, desde a desflorestação da Amazónia ao desaparecimento dos mangais. “A forma como usamos a terra e o mar é um dos principais causadores da perda de biodiversidade”, segundo as Nações Unidas. Desde 1990, o mundo perdeu cerca de 420 milhões de hectares de floresta. Outras causas da perda de biodiversidade são a sobre-exploração pesqueira e as espécies exóticas invasoras.

Foto: Pexels/Pixabay

Tudo isto está a empurrar cerca de um milhão de espécies de plantas e animais para a extinção. Desde aos orangotangos da Indonésia e aos tigres no Sul da China aos supostos animais e plantas “comuns” como algas, papagaios ou carvalhos. Os cientistas alertam que esta é a maior perda de vida desde os dinossauros.

“A perda da biodiversidade afecta a forma como os ecossistemas funcionam, fazendo com que as espécies sejam menos capazes de responder às mudanças no ambiente e tornando-as mais vulneráveis.” “Se um ecossistema tiver uma vasta diversidade de organismos, é provável que não seja afectado da mesma forma. Por exemplo, se uma espécie desaparecer, outra semelhante poderá tomar o seu lugar.”

O que é o Quadro Global de Biodiversidade?

Este Plano é um acordo promovido pelas Nações Unidas, e adoptado por 196 países, para guiar a acção mundial pela natureza até 2030.

O objectivo é responder à perda da biodiversidade, restaurar ecossistemas e proteger os direitos dos povos indígenas.

Para isso, prevê medidas concretas para travar e reverter a perda da natureza, incluindo proteger 30% do planeta e 30% dos ecossistemas degradados. Actualmente, 17% da terra e 8% de áreas marinhas são protegidas. O Plano contém ainda propostas para aumentar o financiamento a países em desenvolvimento e povos indígenas.

Foto: Helena Geraldes

Agora, os países têm de apresentar estratégias nacionais de biodiversidade e planos de acção ou rever as suas metas nacionais para cumprir este Plano.

Helena Geraldes

Sem comentários:

Enviar um comentário