O certame celebra o fruto seco que gera um volume de negócios a rondar os 15 milhões de euros naquele concelho. O presidente da câmara, Luís Fernandes, espera que ao longo destes três dias vários milhares de pessoas passem por Vinhais. “Estamos a falar sempre na ordem de 40, 50 mil pessoas que, geralmente, passam na Feira da Castanha, dependendo de vários factores. O tempo também é um factor importante, mas tendo em atenção os anos anteriores, aquilo que se tem verificado é esse número, mais ou menos, que pensamos que haverá aqui durante esses três dias da feira”.
A feira custa mais de 200 mil euros mas o autarca diz que o investimento se justifica pelo retorno gerado. “São cerca de 200 mil euros, tendo em atenção todos os factores. Pode, às vezes ser um bocadinho mais ou um bocadinho menos. Mas pensamos que é um investimento mais do que justo e mais do que se justificado, tendo em atenção a importância desta feira para todos os produtos do concelho e para toda a área que abrange, gastronomia, turismo, cultura”.
Este ano a câmara subiu o valor monetário dos prémios no Concurso da Castanha.
Hoje, além da inauguração oficial do certame, serão também inauguraras as obras de beneficiação do Parque Biológico de Vinhais, com a requalificação de espaços e acessos. Já amanhã há as jornadas técnicas do castanheiro, bem como o Magustão da Família do Tio João, programa da Rádio Brigantia, apresentado por Nicolau Sernadela. Para o último dia ficam, por exemplo, as jornadas da apicultura.
A nível musical, hoje é o cantor Toy que visita Vinhais e amanhã sobe a palco Bárbara Bandeira.
Sem comentários:
Enviar um comentário