Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

CIM Terras de Trás-os-Montes garante 300 mil euros para a Recolha Seletiva de Biorresíduos

 A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) celebrou, na passada segunda-feira (28 de outubro), um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental destinado ao apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos, no âmbito do programa “RecolhaBio-2024”, revela aquela entidade que integra nove Municípios do distrito de Bragança (Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais).


A sessão, presidida pela Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, decorreu em Lisboa, e contou também com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, do Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado e do Diretor do Fundo Ambiental, Marco Rebelo. Em representação da CIM-TTM esteve o Presidente do Conselho Intermunicipal, Pedro Lima, adianta o comunicado.

Com a celebração deste protocolo, a CIM das Terras de Trás-os-Montes “garante um financiamento de 312.403,94€ para a execução de projetos que permitam aumentar a capacidade dos municípios no que respeita à recolha seletiva e reciclagem de biorresíduos na origem”, sublinha a CIM-TTM.

Este acordo, “traduz a aposta e preocupação da Comunidade Intermunicipal com o desenvolvimento de projetos que contribuam para uma gestão sustentável dos resíduos, capacitando os municípios, adquirindo equipamentos e sensibilizando a população para a correta separação dos resíduos”, acrescenta.

A CIM-TTM chama a atenção para o facto de que os biorresíduos “constituem uma grande parte dos resíduos urbanos e, se não forem separados do restante desperdício, acabam depositados em aterros sanitários, onde contribuem para a produção de gases de efeito estufa e para a contaminação do solo e águas subterrâneas. A separação dos biorresíduos permite reduzir o volume de resíduos depositados em aterros, promover a agricultura sustentável e a produção de energia renovável”, adianta o comunicado.

A CIM das Terras de Trás-os-Montes recorda ainda que tem vindo a implementar e dinamizar projetos neste âmbito, promovendo o desenvolvimento sustentável do território e a transição para uma economia circular. Este protocolo “é entendido como um passo importante para a promoção de práticas de gestão de resíduos mais eficientes e sustentáveis, com benefícios diretos para a comunidade e o meio ambiente”.

Artigo escrito por Fernando Pires (jornalista)
Foto: CIM das Terras de Trás-os-Montes

Sem comentários:

Enviar um comentário